Governo do Rio lança o programa Territórios Culturais

by Diário do Vale
Programa: Calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio (Foto: Divulgação)

Programa: Calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio (Foto: Divulgação)

Rio – O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou parceria com a Light, através do Programa de Eficiência Energética da Aneel, para lançar o programa Territórios Culturais RJ.

– Temos uma Lei de Cultura que é referência nacional e pioneira e já serviu de exemplo para outros estados. E a Light sempre esteve presente, apoiando os municípios que atende. O momento é de criatividade e isso é importante para todos nós – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O programa Territórios Culturais RJ amplia para outros municípios fluminenses o alcance do programa original – Favela Criativa, focado, inicialmente, na capital – criando, ainda, cinco polos regionais na Baixada Fluminense: Japeri, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias.

– É uma alavancagem do programa original, ampliando a atuação para a Baixada Fluminense. A cultura é um motor de desenvolvimento da economia, como uma possibilidade real de transformar o estado – afirmou a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

O programa Territórios Culturais RJ funcionará em três eixos – Desenvolvimento Territorial, Formação e Fomento – , abrangendo as dimensões simbólica, econômica e cidadã da cultura, desde a pesquisa e criação artística à manutenção de grupos.

– O que temos de fazer, na verdade, é fomentar a parceria com as empresas privadas que estão no Rio de Janeiro e que têm importância grande na cidade. Juntos, podemos fazer muito mais e com menos recursos, eventualmente – explicou a presidente da Light, Ana Martha Horta Veloso.

Laboratórios

Serão oferecidos laboratórios criativos em diferentes linguagens (como literatura, audiovisual e artes cênicas), ações de preservação do patrimônio, adequação e modernização de instituições, como museus, e de desenvolvimento do conceito de cidades criativas.

O calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio. Serão selecionadas aproximadamente 270 iniciativas, que terão patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 13 milhões, que, somados a outros projetos realizados com recursos da Aneel, totalizam R$ 20 milhões aplicados no programa, entre 2016 e 2017.

O Programa Territórios Culturais RJ conta, ainda, com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e do Ministério da Cultura (MinC).

You may also like

1 comment

bernardo 21 de fevereiro de 2016, 13:14h - 13:14

Poxa nosso governador tanta coisa pra resolver , paga os professores melhor e coloca essas crianças e adulto para estudar e fazer curso profissionalizade . fazem paceria gastao tdo e nao faz nada , e tb tem uma coisa ninguem ta nada de graça , e parceria vai ficar caro na conta ,

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996