>
terça-feira, 5 de julho de 2022 - 05:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Grupo cênico Estudarte de VR lança nova edição do projeto ‘Pequenas leituras’ no dia 12 de maio

Grupo cênico Estudarte de VR lança nova edição do projeto ‘Pequenas leituras’ no dia 12 de maio

Matéria publicada em 5 de maio de 2022, 14:58 horas

 


O Estudarte originou-se de um grupo de adolescentes que precisava apresentar trabalho acadêmico dentro da escola – Foto: Divulgação Estudarte.

Volta Redonda- O grupo cênico Estudarte começou sua contagem regressiva para o penúltimo episódio da terceira temporada do projeto ‘Pequenas Leituras’. O evento, que é mensal e foi lançado em 2019, conseguiu formar plateia com êxito em dias de quintas-feiras e estará em cartaz no dia 12 de maio, às 20 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). A entrada é gratuita.

Segundo a direção do Estudarte, para o episódio foram escalados os atores América Possidente, Demétrio Santos, Maíra Pimentel e Ramon Amorim, mantendo o rodízio de integrantes do Estudarte, criando vozes enquanto leem diversos textos que possuem duração de cerca de um minuto, dando suas interpretações para o público, o qual vem se tornado cada vez mais fiel.

De acordo com Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, como de costume, novos textos fará presença entre outros que já fazem sucesso e arrancam gargalhadas da plateia presente e a ocasião ainda trará duas surpresas. A primeira delas é que pela primeira vez haverá escalação misturando atores de todas as franquias das oficinas de atores do Estudarte.

-Sempre fazíamos as escalas dos episódios focadas em uma franquia por vez. Mês passado inserimos uma escalação só com mulheres e agora vamos misturar um pouco de cada franquia para o público saborear os ritmos que cada polo de atores propõe, criando uma nova atmosfera cênica. – Detalha Rodrigo, que além de diretor geral do Estudarte e da RH Soluções Artísticas, também é responsável pela produção do evento.

O evento, ressalta Rodrigo, tem em sua dinâmica a leitura dramatizada de trinta a quarenta textos por episódio, trazendo contextos de cada cena com reflexões e desfechos com elementos surpresas, gerando gargalhadas e até mesmo espanto no público presente. “A empolgação da plateia em todas as edições desde o lançamento nos movimenta ainda mais, pois trabalhamos com uma determinada interação ao fazermos as cenas em meio o público presente, como se estivéssemos passando texto em um set de filmagens. A plateia se torna um termômetro imediato”, comenta Hallvys.

A segunda novidade do evento destaca o diretor geral, é o ator Ramon Amorim assinando parte dos textos que estrearão no episódio. Ele, que é integrante do Estudarte desde 2010, começou a experimentar roteirização neste ano também se baseando em situações que vivenciou ou presenciou.

– São textos escritos para cenas de audiovisual com curta duração, sobre situações que realmente aconteceram escritas pelo Rodrigo. Isso me inspirou a escrever também, porque presencio muita coisa lidando com o público na rua e no meu trabalho. Então parte desses diálogos acaba nos dando ideias para escrever – comenta Ramon.

Trajetória do grupo

Tendo sua fundação ocorrida em 2003, o Estudarte originou-se de um grupo de adolescentes que precisava apresentar trabalho acadêmico dentro da escola e recebeu apoio de Rodrigo Hallvys. O trabalho tomou uma proporção maior do que o esperado e Hallvys batizou o elenco de ‘Estudarte’, abraçando o projeto a convite do irmão, Diego Machado, que era um dos adolescentes.

No ano seguinte Rodrigo instalou sua oficina para o elenco e começaram a produzir suas apresentações avulsas, além de seu primeiro festival de teatro em dezembro de 2004. Seguiram com seus festivais até 2010, quando iniciaram o primeiro hiato decorrente do retorno do diretor ao Rio de Janeiro.

Em 2016 voltaram para seus trabalhos em prol de produzir seu oitavo festival, comemorando os dezoito anos de experimentos de direção teatral na carreira de Rodrigo. Entraram em novo hiato em meados de 2017 e retornaram definitivamente em 2019, produzindo diversos eventos, tendo alguns interrompidos no ano seguinte pela pandemia causada pelo coronavírus.

Com trabalhos internos sendo desenvolvidos durante o isolamento social, o Estudarte retornou ao público presente em 2022, criando novas franquias e, agora, já está preparando a quarta temporada do ‘Pequenas leituras’, além de seu décimo festival, programado para dezembro.

-Estamos com a agenda cheia, preparando já a quarta temporada do evento e o décimo festival do Estudarte, que está planejado para acontecer em duas fases no fim do ano. Há mais projetos sendo preparados por integrantes das oficinas para o segundo semestre. Então o público poderá se deliciar com nosso trabalho todos os meses – garante o diretor.

Enquanto isso o público que ainda não conhece, poderá assistir e se divertir com a terceira temporada do projeto, que está caminhando para sua conclusão.

Serviço

Pequenas Leituras – Terceira temporada – Quinto episódio. Dia 12 de maio, às 20 horas, no Premium Café. Elenco: América Possidente, Demétrio Santos, Maíra Pimentel e Ramon Amorim. Direção: Rodrigo Hallvys.

Produção: RH Soluções Artísticas.

Realização: Grupo Cênico Estudarte. Entrada Gratuita.

Rede social: @grupoestudarte


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document