quarta-feira, 23 de setembro de 2020 - 12:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Grupo cênico Estudarte encerra agenda de trabalhos de 2019 com seu IX Festival de Teatro

Grupo cênico Estudarte encerra agenda de trabalhos de 2019 com seu IX Festival de Teatro

Matéria publicada em 11 de dezembro de 2019, 10:00 horas

 


Evento acontecerá dias 12 e 13 no Centro Cultural da Fundação CSN

Volta Redonda – Oito espetáculos divididos em dois dias de evento. Assim está montado o IX Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural da Fundação CSN, em Volta Redonda, como entrada gratuita.
Encerrando o ano com mais produção em seus 16 anos de vida, o grupo cênico Estudarte prepara um evento que mescla drama e comédia entre textos já conhecidos e alguns inéditos, envolvendo um total de 14 atores em cena, alguns veteranos e outros oriundos da oficina de interpretação de Rodrigo Hallvys, ocorrida neste ano.
– Hoje o grupo tem uma estrutura muito diferente de quando foi fundado, em 2003. O elenco é quase todo formado por adultos, os textos possuem um teor muito mais amadurecido em questão de construção, os pensamentos são distintos e as experiências também. Dividimos os integrantes em setores de produção de acordo com suas aptidões fora de cena para focar nas responsabilidades, fato que nos manteve em qualidade para trabalhar os outros projetos durante o ano – explica Hallvys, diretor geral do grupo e proprietário da RH Soluções Artísticas.
A empresa, que tem entre seus produtos as marcas registradas do grupo musical “As Sublimes” (que fez sucesso nos anos 90 com Isabel Fillardis, Karla Prietto, Lilian Valeska e Flávia Santana) e o Estudarte, produziu neste ano eventos em parceria com o Gacemss (“ReVolta com poesia” e “Quase lá!”), Premium Café Brasil (“Pequenas Leituras” e “Noites de autógrafos”) e Ateliê Orgone (“Dia Zen”), todos com presença de espetáculos do Estudarte, que também se apresentou no projeto “Sesc Mais Social” com o infantil “Ana Abóbora e Zé Berinjela – um mundo além das cores”.
– Abrimos nosso leque de gêneros e propostas. Todos mantêm o objetivo de estimular a reflexão no público, mas, passamos a experimentar construções textuais mais densas em alguns casos e mais infantis em outros – detalha Rodrigo.
Para iniciar a quinta-feira, dia 12, foi escolhido o inédito “Janelas de mim”, abordando o conflito que adolescentes passam quando são abandonados em atenção pelos próprios pais que só pensam em trabalhar. Em seguida o espetáculo mais forte que o Estudarte já apresentou, “Entre o amor e o medo”, expondo situação de violência doméstica e urbana, levando o público à emoção em todas as sessões já apresentadas. Logo após o também inédito “Versos Ferinos – a peça”, texto de Rodrigo Hallvys inspirado no perfil homônimo do Instagram, criado por Albinno Oliveira Grecco para críticas sobre questões sociais. Para encerrar a primeira noite a comédia “Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres” volta ao Estudarte depois de nove anos desde que foi escrito, discutindo relacionamentos.
Já no segundo dia de evento, sexta-feira, “Crise” vem do Rio de Janeiro para ser apresentado como espetáculo convidado. O texto, também escrito e dirigido por Rodrigo, fez sucesso em dois festivais no Rio de Janeiro e fala sobre a pressão que as mulheres vivem perante as expectativas da sociedade quanto suas vidas. Logo após será a vez de “O beijo no umbigo”, comédia escrita em 2003 e que participou de outros festivais, expõe uma situação de reflexão sobre as diferenças entre religiosidade e comportamento hipócrita. Em seguida a livre adaptação cênica da crônica “Árvore genealógica”, de Luiz Fernando Veríssimo, sobre quando os pais não se preparam para lidar com novidades trazidas pelos filhos em suas gerações. Para encerrar, a já famosa comédia “Mulheres Desesperadas”, criada em 2008 e que se mantém em cena até hoje nos eventos do Estudarte e de outros artistas, incluindo em Copacabana, no festival estadual Novas Cenas. A peça, que é uma sátira da novela “Mulheres Apaixonadas” acaba de ser reescrita para uma versão estendida e promete arrancar ainda mais gargalhadas do público.
– Duas noites de arte recheadas com emoção e entrada gratuita para encerrar o calendário anual do Estudarte. Uma boa pedida para este último mês do ano – convida Rodrigo.

Serviço

O IX Festival de Teatro do Estudarte acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural da Fundação CSN, Rua Vinte e Um, nº 402, Vila Santa Cecília – Volta Redonda. A entrada é gratuita.

 

Ficha técnica

*12 de dezembro (quinta-feira)
‘Janelas de Mim’ – com Duda Pereira
‘Entre o Amor e o Medo’ – com Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli
‘Versos Ferinos – A Peça’ – com Albinno Oliveira Grecco
‘Dez Coisas que os Homens Odeiam nas Mulheres’ – com Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli

*13 de dezembro (sexta-feira)
‘Crise’ – com Duda Simões
‘O Beijo no Umbigo’ – com Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier
‘Árvore Genealógica’ – com Maycon Lendel e Ramon Amorim
‘Mulheres Desesperadas’ – com Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana

Direção Geral: Rodrigo Hallvys
Assistentes de direção: Albinno Oliveira Grecco, Demétrio Santos, Diego Machado e Thiago Giaccomeli
Som e luz: Lucas Goulart e Melissa Santana
Produção: Demétrio Santos, Ludmila Sousa, Maycon Lendel e Thayanne Xavier
Produção executiva: Maíra Curtinhas, Melissa Santana, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys
Cenário e figurino: Melissa Santana e Rodrigo Hallvys
Maquiagem: Paolla Honório
Marcenaria: Newton Machado
Departamento comercial: Ramon Amorim
Jurídico: Filipe Xagas
Assessoria de imprensa: Rodrigo Hallvys
Fotografia: Thiago Giaccomeli


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document