terça-feira, 23 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Grupo Cênico Estudarte inicia nova agenda com workshop de seleção

Grupo Cênico Estudarte inicia nova agenda com workshop de seleção

Matéria publicada em 18 de janeiro de 2017, 08:10 horas

 


Artistas se preparam para a segunda fase de seu oitavo festival

Sul Fluminense – Novo ano, nova agenda. O grupo cênico Estudarte está iniciando seu cronograma anual antes do costume e com várias atividades. Entre os dias 23 e 27 de janeiro, das 19h às 21h, o diretor geral Rodrigo Hallvys, estará ministrando um workshop onde selecionará os atores que se agregarão ao elenco já formado para a oficina que acontecerá a partir de fevereiro. O objetivo da atividade é manter a qualidade do trabalho, garantindo a segurança do que farão durante todo o decorrer do ano.

– Até 2010 nós abríamos as matrículas para qualquer pessoa, sem passarmos por uma análise prévia dos integrantes que entravam para o grupo. Em alguns momentos isso foi arriscado, pois sempre havia um ou outro que não tinha comprometimento, vontade de se desenvolver nem postura profissional. Afetava a qualidade. Então, estamos fazendo esse workshop de forma isolada para sabermos quem poderá se matricular na oficina – explica o diretor, garantindo que todos os participantes receberão certificado ao concluírem o workshop.

Festival

Os participantes ainda terão acesso à produção da segunda fase do VIII Festival de Teatro do Estudarte. O evento, que teve sua primeira sessão em dezembro e fechada apenas para os patrocinadores e convidados, volta a receber o público geral. Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h, o Centro Cultural da Fundação CSN estará abrindo suas portas para receber a população nas três sessões extras.

– Foi um presente que recebemos. Estávamos negociando para fazermos o festival no palco da ETPC em dezembro, pois foi lá que comecei a esboçar a função de diretor há 18 anos. Além de aprovar, a Fundação ainda nos presenteou com três sessões em seu anfiteatro – detalha Rodrigo, que recentemente também estreou em “A Bela Adormecida”, no Rio de Janeiro, sob direção de Fernanda Monzani.

Serão três sessões diferentes entre si. Cada uma terá uma participação especial como abertura. A poeta Regina Vilarinhos declama seu texto “Inquisições” no primeiro dia. Albinno Oliveira Grecco volta com “O Nubente” (espetáculo que também abriu a sessão de dezembro) no segundo. E no último dia a abertura fica na responsabilidade da atriz carioca Duda Simões com “Crise”, espetáculo também escrito e dirigido por Rodrigo Hallvys.

– A Duda tem apenas 14 anos e dá conta de cenas de uma forma surpreendente. Ela encerrou o IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens, evento que produzo em parceria com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Rio. É uma atriz que sempre apoio com textos difíceis porque ela é dedicada e generosa. Tanto que se preparou para todas as fases do concurso da Coca-Cola, foi aprovada e, por isso, teve oportunidade de carregar a tocha olímpica na abertura dos jogos. Já Regina e Albinno são figuras pelas quais tenho imensa admiração e carinho. Gosto muito do que produzem e os convidei – esclarece o diretor.

E para quem não teve oportunidade de assistir a sessão de dezembro poderá se deliciar nas três noites com a volta dos espetáculos escolhidos pelo Estudarte. “Barulho”, texto pesado e sensível de Hallvys, propõe a tensão entre verdade e sociedade onde as personagens são postas como loucas onde na realidade elas só falam o que todo ser humano tem vontade de desabafar. “Mulheres Desesperadas”, que ficou dois anos em cartaz e encerrou suas temporadas em Copacabana, no Rio de Janeiro, volta com nova formação e com mais estrutura, arrancando gargalhadas do público ao levantar o pensamento sobre diferenças dentro da família. Para encerrar, a personagem Catarina tem seu épico embate com a sogra e precisa lidar com a vizinha fofoqueira em “Apenas Comentando Mais”.

– Tudo escolhido a dedo para levar ao público o que estamos fazendo – finaliza Hallvys, satisfeito com o resultado alcançado pelo grupo após cinco anos de hiato.

Festival de Teatro do Estudarte: Oitava edição acontece dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no Centro Cultural da Fundação CSN (Foto: Divulgação)

Festival de Teatro do Estudarte: Oitava edição acontece dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no Centro Cultural da Fundação CSN (Foto: Divulgação)

 

Ficha Técnica

Direção Geral: Rodrigo Hallvys

Assistente de direção: Patrick Thouin

Produção: Maíra Pimentel

Figurino: Eliete Braun

Fotografia: Mayara Miranda – Studio Tô na Foto / Jana Machado – Lottus Produções Fotográficas

Produção: RH Soluções Artísticas

 

 

Workshop de interpretação

23 a 27 de janeiro, das 19h às 21h

Vagas: 15

Idade mínima: 16 anos

Taxa: R$ 80

Informações: www.facebook.com/rodrigohallvys

 

VIII Festival do Estudarte

Dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h

Local: Centro Cultural Fundação CSN

Entrada gratuita

Classificação livre

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document