sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Grupo de artesãos faz exposição em Volta Redonda

Grupo de artesãos faz exposição em Volta Redonda

Matéria publicada em 10 de abril de 2015, 10:43 horas

 


arte

Exposição acontece todos os sábados

 

Volta Redonda –

A feira de artesanato “Encontro das Artes” que reúne a produção de mais de 30 profissionais fará uma nova exposição. O evento está marcado para este sábado, 11 de abril, a partir das 10h e acontecerá na Praça Oscar Cardoso, no bairro Casa de Pedra.

O encontro ocorre todo segundo sábado do mês e busca consolidar sua tradição na cidade. Os produtos vão desde peças como velas, bonecos, crochê, patchwork (artesanato em tecido), doces caseiros até esculturas com materiais reutilizados. Todos os artefatos são vendidos a preços populares.

A iniciativa acontece desde maio de 2012 e é organizada por um grupo bem diverso, englobando aposentados, profissionais autônomos, entre outros. O espaço é uma oportunidade de complementação de renda para os expositores e também um espaço de convívio familiar.

Já nos reunimos há quase três anos. Nosso objetivo é promover a cultura do artesanato no município. A iniciativa de realizar a feira na praça abre espaço para o artesão expor e comercializar seus produtos – comentou Silvana Guelli, que é uma das expositoras.

Ainda segundo ela, o evento costuma propor, sempre que possível, atividades lúdicas para atrair públicos diversos.

– Buscamos criar um ambiente onde os visitantes se sintam acolhidos, com realização de oficinas e apresentação de dança. Os clientes da feira concorrem a produtos que são sorteados entre aqueles que preenchem a lista de presença – completou.

Outra diferença do grupo é que ele trabalha com economia solidária e nenhum dos expositores pode competir com o outro, ou seja, cada produto é único dentro da feira. A exigência acaba, segundo os artesãos, dando aos objetos e itens culinários mais qualidade.

Desenvolvo peças com jornal reciclado e tenho produtos até fora do Brasil. A expectativa para a feira é sempre boa. É sempre um prazer receber e atender os visitantes. Esperamos que um bom público compareça também desta vez. – comentou Lair Senhorinho, um dos organizadores da feira.

Conheça o grupo

O grupo de artesão Encontro das Artes reúne desde 2012 profissionais liberais, aposentados e pessoas envolvidas com arte e culinária com a intenção de expor trabalhos de forma conjunta à comunidade do Casa de Pedra. Embora não se estabeleçam como uma cooperativa, o grupo possui regulamento e atualmente tem auxílio de alunos pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), por meio de um projeto chamado Incubadora. O projeto tem como intenção assessorar administrativa e juridicamente os profissionais em sua organização, produção e comercialização. Alunos de administração e mais dois professores acompanham e orientam o grupo na intenção de potencializar suas atividades.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document