Grupo Ritmos Quatis participará de festival de dança na Argentina

by Diário do Vale

Quatis – O projeto de dança Ritmos Quatis, um dos projetos de inclusão social realizados pela prefeitura, participará do Festival de Danças do Mercosul, que acontece a partir desta terça-feira, dia 5, e segue até a próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. O Ritmos Quatis reúne atualmente 220 alunos, 90 deles residentes no município, nos bairros Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, São Benedito, Bondarowsky, Jardim Pollastri, Mirandópolis, Nossa Senhora do Rosário, além do distrito de Falcão, na zona rural, entre outras comunidades.

Segundo o prefeito Bruno de Souza, o projeto alcança uma importância social cada vez maior na formação, principalmente das crianças, adolescentes e jovens inscritos no Ritmos Quatis. A participação do grupo no festival da Argentina, ainda segundo o prefeito, “vai ampliar ainda mais o aprendizado dos alunos, e destacará o nome da cidade no cenário cultural latino-americano, uma vez que o evento reunirá grupos de outros países e de outros estados brasileiros, entre os quais, Minas Gerais, Paraná e Amazonas”.

– Devemos, sim, despertar nossa atenção para a importância da participação do grupo Ritmos Quatis no Festival de Danças do Mercosul. Trata-se de mais um passo primordial visando alcançar o objetivo da nossa administração ao incentivar este projeto enquanto uma iniciativa que não proporciona apenas uma formação cultural aos segmentos da infância, adolescência e juventude da nossa cidade, mas torna realidade uma ação de inclusão social como forma de oferecer perspectivas de futuro aos alunos atendidos, ainda mais dentro de um momento em que se faz necessário aumentar as opções do bem para a juventude – disse o prefeito, acrescentando que o projeto atende todas as faixas etárias, a partir dos três anos de idade.

Ritmos Quatis: Projeto reúne alunos a partir dos três anos de idade (Fotos: Divulgação)

Ritmos Quatis: Projeto reúne alunos a partir dos três anos de idade (Fotos: Divulgação)

Representando

No festival da Argentina a cidade de Quatis será representada pelos bailarinos Thiago, Inae, Maira, José e Maria Júlia. As despesas com a participação, no caso dos alunos, estão sendo custeadas através de apoios obtidos junto a pessoas jurídicas e físicas, além da realização de rifas e outras iniciativas, visando arrecadar recursos financeiros. A prefeitura arca com os profissionais encarregados de ministrar as aulas no projeto, que acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo Cultural Quatis, situado no Centro da cidade. A coordenação geral do projeto é feita pelo professor Jefferson Santos.

Segundo ele, o grupo de Quatis participará do festival Mercosul Argentina nos seguintes estilos: livre, jazz (lírico), dança urbana e dança contemporânea, apresentando pelo menos cinco coreografias. Ele explica que a indicação para que o projeto fosse inserido no Festival da Argentina surgiu a partir da participação do grupo no Minas Brasil Fest Dance, realizado no começo de agosto, no município mineiro de Itajubá.

Neste mesmo festival, foi confirmada a indicação do grupo Ritmos Quatis no Festival Del Sale, que acontecerá no próximo ano, na Itália.

– Em menos de dois anos, portanto, o nosso grupo se fará presente em dois acontecimentos internacionais de dança da mais alta importância. Além de representar um reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto aos alunos matriculados no projeto Ritmos Quatis, essas conquistas valorizam ainda mais esta ação cultural, estimulando-nos a continuar realizando este projeto e aprimorá-lo cada vez mais – disse o professor.

Ritmos Grupo de Dança de Itatiaia também embarca para festival na Argentina

O Ritmos Grupo de Dança da Casa da Cultura de Itatiaia embarcou ontem para Puerto Iguazu, na Argentina, também para participar do 23° Festival de Danzas del Mercosur.

Os 15 bailarinos, que fazem aula gratuitamente em Itatiaia e apresentarão oito coreografias de diversas modalidades, estão entre os mais de 1,2 mil participantes vindos de países como Brasil, Chile, Argentina e Paraguai.

O festival acontecerá entre os dias 6 e 10 de setembro e além da competição os jovens participarão de cursos e workshops com renomados profissionais da dança internacional.

De acordo com o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, o projeto de dança da Casa da Cultura atende cerca de 600 alunos e tem a coordenação do professor Jefferson Santos, que está acompanhando o grupo na viagem.

– Esses convites ressaltam a qualidade, talento, técnica e dedicação dos nossos alunos com a dança. Participar de festivais é acumular experiências pessoais e profissionais, então, agradecemos a todos que contribuíram para que essa viagem acontecesse – concluiu o assessor.

Em Itatiaia: Projeto de dança da Casa da Cultura atende cerca de 600 alunos

Em Itatiaia: Projeto de dança da Casa da Cultura atende cerca de 600 alunos

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996