sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Guia de leitura: A Segunda Guerra Mundial vista através dos mapas

Guia de leitura: A Segunda Guerra Mundial vista através dos mapas

Matéria publicada em 2 de dezembro de 2019, 10:10 horas

 


Livros mostram as principais áreas de conflito da grande guerra

A Segunda Guerra Mundial, tema dos filmes aí na capa, pode ser visualizada através de mapas. Essa é a ideia por trás da coleção “Atlas II Guerra Mundial”, em três volumes, de David Jordan e Andrew West. Além dos mapas, os livros vêm com fotos dos principais momentos do conflito. Da blitzkrieg (guerra relâmpago) dos nazistas na Europa, ao avanço e depois o recuo dos japoneses no oceano Pacífico.
A grande guerra teve suas ações concentradas na Europa e no Pacífico. No início o exército nazista dominou a Europa, invadindo países como a Polônia, a Holanda e a França. O exército britânico, estacionado na França, teve que fugir através da praia de Dunquerque. O que provocou a famosa batalha, mostrada no filme recente do diretor Christopher Nolan. Tomada a França os alemães começaram a bombardear a Inglaterra em um prenúncio para a invasão. Chamada de Operação Leão Marinho.
Mas, a invasão da Inglaterra acabou não acontecendo devido à ação heroica dos pilotos ingleses, que derrotaram a Luftwaffe, a até então invencível aviação nazista com seus caças Hurricane e Spitfire.
Do outro lado do mundo, na Ásia, os japoneses também pareciam invencíveis. Eles invadiram e ocuparam parte da China, a Malaisia e até a ilha de Cingapura. Aviões nipônicos chegaram a atacar a Austrália. Felizmente para os aliados a Marinha japonesa fracassou em seu ataque contra a base americana de Pearl Harbor, no Havaí. E os porta-aviões americanos afundaram a maior parte da esquadra japonesa nas batalhas de Mar do Coral e Midway.
Tudo isso pode ser acompanhado através dos mapas coloridos contidos nos livros. Na Europa os nazistas foram derrotados depois de uma fracassada tentativa de invadir a Rússia. E os americanos desembarcaram suas tropas na França, no famoso Dia D. A partir daí o sonho alemão do reich de mil anos foi esmagado pelo exército soviético que avançou do leste e o exército americano que avançou do oeste.
Cada livro custa apenas R$ 34 e mostra tudo isso com mapas e imagens.

 

Jorge Luiz Calife

Completo: Uma visão geográfica do conflito (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document