Guia de Leitura: O rei Arthur e seus nobres cavaleiros

by Diário do Vale

Quase todo mundo já ouviu falar do rei Arthur da Bretanha e de seus cavaleiros, que se reuniram em torno da távola redonda. A saga medieval já foi tema de filmes, de um musical da Broadway e até de um desenho animado da Disney. Mas a história original ficou dispersa em vários textos da idade média e demorou a ser unida num só livro. Agora ela está disponível num belo volume do escritor Howard Pyle, com ilustrações e notas explicativas. É mais um volume da coleção de clássicos da editora Zahar, que anda recuperando muitas narrativas que estavam perdidas nos infinitos caminhos do tempo.

A história esta toda lá, desde o momento em que o herói consegue retirar a espada Excalibur, que tinha sido cravada em uma bigorna. Suas lutas contra o cavaleiro negro, a amizade com o mago Merlin e os personagens secundários. Como a dama do lago e a malvada feiticeira Morgana, que queria colocar o seu filho no trono de Arthur. Além de ser uma bela aventura, a saga do rei Arthur ficou tão famosa que acabou influenciando a vida real. Dizem que o presidente John Kennedy gostava de se imaginar como uma versão moderna do rei da Bretanha e reunia seus conselheiros em torno de uma mesa para discutir os problemas do mundo e da política norte-americana.

Na década de 1980 a saga de Arthur inspirou uma versão feminista. “As brumas de Avalon” onde a história é narrada do ponto de vista das mulheres, como a rainha Guinevere, a grande paixão do herói. E, ainda no tempo do presidente Kennedy fez muito sucesso no teatro com o musical “Camelot”. Que é o nome do castelo onde vivia o rei Arthur. Outra versão muito famosa é a animação “A espada era a lei” da Disney. Que mostra um Arthur jovem sendo guiado pelo mago Merlin.

Agora o leitor pode conferir o texto que inspirou todas essas versões modernas. Como os outros livros da série clássicos da Zahar esta edição é belamente ilustrada pelo próprio autor e vem  com comentários que situam a história na sua época, quando os cavaleiros de armadura tinham todo um código de honra e de conduta.

 

Jorge Luiz Calife

Arthur: O rei, o mago e seus inimigos

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996