>
sábado, 6 de agosto de 2022 - 21:29 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Guia de leitura: O turismo de aventura e os vulcões

Guia de leitura: O turismo de aventura e os vulcões

Matéria publicada em 16 de dezembro de 2019, 09:49 horas

 


Livros permitem conhecer as montanhas de fogo em segurança

Na semana passada um grupo de turistas que visitavam a Ilha Branca, na Nova Zelândia, foi surpreendido por uma explosão vulcânica inesperada. Havia 50 pessoas na ilha, que é um conhecido vulcão ativo. Cerca de dez morreram devido às queimaduras produzidas pelos gases quentes e vários estão desaparecidos. É provável que nunca sejam encontrados. Apesar de perigosos os vulcões são grandes espetáculos da natureza e costumam atrair os adeptos de turismo de aventura. Mas, é aconselhável se orientar antes de chegar perto de uma cratera em atividade.
“Turismo de aventura em vulcões” é um livro escrito pela vulcanóloga brasileira Rosaly Lopes, que faz uma lista dos vulcões ativos que podem ser visitados pelos turistas. Um dos mais famosos é o Kilauea, no Havaí. Que por ser um vulcão do tipo havaiano oferece poucos riscos para o visitante. Os vulcões do tipo havaiano produzem uma lava fluida e sem gases, que pode ser admirada e fotografada em segurança, desde que os visitantes se mantenham a uma distância segura.
Rosaly também dá uma lista dos vulcões das ilhas Galápagos, que também nunca provocaram acidentes. O problema com o vulcão da Nova Zelândia é que se trata de um vulcão do tipo Vesúvio. Cujas erupções são acompanhadas pela emissão de nuvens de gases quentes, as temíveis nuvens piroclásticas, que tem uma temperatura de mais de mil graus centígrados e podem cozinhar em poucos segundos qualquer um que seja envolvido por elas.
Quem quiser ir ao fundo do assunto também pode ler “Introdução a vulcanologia”, de Dougal Jerram, publicado entre nós pela editora Oficina de Textos.
O livro fala dos 500 vulcões ativos que existem no nosso planeta. E da importância que eles tiveram para a formação da atmosfera da Terra. Se não fosse o dióxido de carbono emitido pelos vulcões a Terra seria uma bola gelada, como as luas de Saturno. O livro mostra como funciona um vulcão e os vários tipos de vulcões. Foi a atividade vulcânica que criou ilhas como o arquipélago do Havaí. Mas, o melhor mesmo é admira-los de longe.

 

Jorge Luiz Calife

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. olha o vulcão estava demonstrando atividade acima do normal e demonstrava que estava para entrar em uma atividade maior o que deveria ter afastado os turistas da ilha de white island, vulcões nem sempre mandam aviso de erupção, no entanto uma atividade mais conturbada merece atenção e a proibição de acesso. vulcões do ‘tipo havaiano’ é chamado de efusivos, pois tendem somente a ‘vazar’ e não a explodir, contudo essa dinamica pode mudar para algo até mais violento, pois a ciencia vulcanica ainda é bastante jovem e ainda há muito o que estudar para se ter uma compreensão completa dos fenomenos vulcanicos.
    quer saber de um fenomeno vulcanico intrigante e misterioso veja sobre os Trapps vulcanicos, há vários pelo mundo.

Untitled Document