segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 23:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Guia de Leitura: Para crianças que sonham com o espaço

Guia de Leitura: Para crianças que sonham com o espaço

Matéria publicada em 1 de outubro de 2021, 14:29 horas

 


Livro tem mais de 70 ilustrações explicativas sobre naves espaciais

Guia: A estação espacial por dentro e por fora

Hayley Arceneaux, aquela enfermeira que ficou mundialmente conhecida durante a missão espacial da Inspiration 4, conta que resolveu ser astronauta depois que seus pais a levaram na Nasa, a agência espacial americana, quando ela tinha 9 anos. Hoje, com 29 anos, ela é a pessoa mais jovem a se tornar astronauta. Nem todas as crianças podem contar com uma oportunidade dessas, de viajar para a Flórida e visitar o Centro Espacial Kennedy. Mas é possível se apaixonar pelo espaço através dos livros. Existem muitos livros ilustrados que explicam como funcionam as naves e estações espaciais, e o que os astronautas fazem lá em cima.

Um dos mais atualizados é “Naves e Estações Espaciais” da série Fique por dentro da editora Usborne. Com mais de 70 ilustrações de página dupla, esse belo volume faz um resumo da história da conquista espacial. Desde os tempos do Yuri Gagárin, aquele piloto russo que foi o primeiro homem a orbitar a Terra em 1961, passando pelo Skylab, a primeira estação espacial americana que era enorme, uma verdadeira casa de três andares flutuando no céu, até chegar aos tempos atuais, da Estação Espacial Internacional e das missões da empresa Space X.

As ilustrações são bonitas, cheias de diagramas em corte e legendas explicativas. E a parte dos robôs também não foi esquecida, afinal as crianças adoram robôs. Todos aqueles carros esquisitos que pousaram em Marte estão no livro, incluindo o Curiosity, que pousou em Marte em 2014 sustentado por um engenhoso guindaste celeste.

Os projetos futuros estão bem representados, afinal a aventura do espaço esta apenas começando. O livro fala dos planos da Space X para enviar pessoas para Marte usando seus foguetes. Livros como este abrem o horizonte das crianças, mostrando que existem outras carreiras além de ser jogador de futebol ou artista. E as agências espaciais como a Nasa estão cheias de engenheiros e pilotos que se interessaram pela ciência e pela engenharia aeroespacial depois de assistirem filmes ou lerem livros como este belo guia da astronáutica para principiantes.

 

 

Jorge Luiz Calife

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document