Guia de Leitura: Tentando analisar a decadência brasileira

by Diário do Vale

Nos últimos anos o nosso pobre país parece ter entrado em um processo de necrose acelerada. A degradação acontece em todos os níveis, da destruição do meio ambiente a crise da segurança pública e das instituições. Um processo de degradação generalizada que parece ter atingido o auge no atual governo. Preocupada com isso a equipe editorial da Unifesp reuniu textos de 16 pesquisadores de universidades públicas brasileiras. Analisando o momento atual e como foi que chegamos a ele.
Não se trata meramente de um manifesto de uma esquerda inconformada com a derrota nas últimas eleições. Na verdade os autores culpam os governos esquerdistas, que iniciaram o processo de degradação que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente. A apresentação do livro resume os temas abordados: “A proliferação das fake news, a criação de uma rede de desinformação como arma política, e o cultivo do caos como forma de governar, mantendo um elevado grau de tensão institucional”.
O livro tem ainda um ensaio sobre os 30 anos da quase caricata democracia brasileira com a crítica ao papel da esquerda nesse processo. “A eleição do atual presidente não veio do nada, nem de uma hora para outra. Ela foi fruto de uma estratégia e de um processo político bem tramado, que datam de 2011, quando o então deputado Bolsonaro e um pastor evangélico adotaram o slogan ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos’”, diz o escritor Milton Hatoum na apresentação da obra.
Contribuíram para o livro pesquisadores como Marcos Nobre, Renato Ribeiro e Samira Bueno. Eles analisam a tradição autoritária da nossa Justiça, o papel das redes sociais no fomento da desinformação online, o retorno do americanismo ideológico e a ausência de projetos na área educacional. Afinal, a manutenção da ignorância e da desinformação são pilares importantes para a sustentação do atual governo.
Mas, os autores mantêm a esperança de que a crise atual será superada. Quem sabe nas futuras eleições de 2022.

 

Jorge Luiz Calife

Crise: Uma análise do momento atual

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996