Guia de Leitura: Toda a beleza de um voo espacial

Por Diário do Vale

Imagens: A Terra fotografada por um astronauta

O que leva tantas pessoas a aceitarem os riscos de uma viagem espacial? Uma resposta esta no livro “Em órbita” do astronauta britânico Tim Peake. Fotógrafo experiente ele passou seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional e documentou toda a beleza e a fragilidade do nosso planeta. São imagens belíssimas que mostram a visão privilegiada de que desfrutam os astronautas enquanto giram ao redor do nosso planeta azul. A estação espacial esta longe de ser um hotel de luxo, mas a vista das janelas compensa. Sem falar na sensação de liberdade, de poder voar como um pássaro, proporcionada pela ausência de gravidade a bordo.

“Em órbita” esta disponível em uma bela edição da Paralela, com tradução de Alexandre Boide. É um dos raros livros sobre o assunto disponíveis nas livrarias brasileiras. As imagens captadas pelo fotógrafo espacial incluem os picos nevados do Himalaia, a noite iluminada de Dubai, o pôr do Sol no oceano Pacífico, a incrível aurora polar e os mais de cinquenta tons de azul das ilhas Bahamas. Peake também fotografou o rio Amazonas serpenteando pela floresta e o Rio de Janeiro, com a ponte Rio-Niterói cruzando a Bahia.

E o autor destaca a fragilidade do nosso planeta, suspenso no vazio negro e mortal do oceano do espaço. Como a atmosfera, que estamos poluindo, parece fina como uma casca de laranja quando vista do espaço. É interessante lembrar que a preocupação com o meio ambiente começou com as fotos trazidas pelos tripulantes das naves Apollo, que viajaram para a Lua. William Anders, que fotografou a Terra como uma bolinha azul, acima do horizonte lunar, comenta como conseguia tapar o mundo com o dedo polegar. Infelizmente, numa era de negação da ciência a humanidade ainda não adquiriu a perspectiva cósmica que essas imagens proporcionam. Os esforços para a preservação da nossa bolinha azul esbarram em interesses econômicos poderosos e na má vontade de alguns governantes. Que preferem acumular armas para ameaçar seus vizinhos no lugar de preservar o meio ambiente. “Em órbita” documenta a beleza deste mundo ameaçado, o único  lugar onde podemos viver sem um traje espacial. Um paraíso ameaçado de extinção.

 

Jorge Luiz Calife

 

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Jorge Lucas 18 de setembro de 2021, 10:43h - 10:43

…mas o homem ainda não pisou na lua.
Se o fez, por que não consegue repetir a façanha 50 anos de avanço tecnológico depois????

Gerardo 17 de setembro de 2021, 17:59h - 17:59

Gerardo Mendes

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996