quinta-feira, 28 de outubro de 2021 - 12:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Guia de Leitura: Toda a beleza de um voo espacial

Guia de Leitura: Toda a beleza de um voo espacial

Matéria publicada em 17 de setembro de 2021, 17:03 horas

 


Astronauta Tim Peake mostra as imagens que captou da Terra no espaço

Imagens: A Terra fotografada por um astronauta

O que leva tantas pessoas a aceitarem os riscos de uma viagem espacial? Uma resposta esta no livro “Em órbita” do astronauta britânico Tim Peake. Fotógrafo experiente ele passou seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional e documentou toda a beleza e a fragilidade do nosso planeta. São imagens belíssimas que mostram a visão privilegiada de que desfrutam os astronautas enquanto giram ao redor do nosso planeta azul. A estação espacial esta longe de ser um hotel de luxo, mas a vista das janelas compensa. Sem falar na sensação de liberdade, de poder voar como um pássaro, proporcionada pela ausência de gravidade a bordo.

“Em órbita” esta disponível em uma bela edição da Paralela, com tradução de Alexandre Boide. É um dos raros livros sobre o assunto disponíveis nas livrarias brasileiras. As imagens captadas pelo fotógrafo espacial incluem os picos nevados do Himalaia, a noite iluminada de Dubai, o pôr do Sol no oceano Pacífico, a incrível aurora polar e os mais de cinquenta tons de azul das ilhas Bahamas. Peake também fotografou o rio Amazonas serpenteando pela floresta e o Rio de Janeiro, com a ponte Rio-Niterói cruzando a Bahia.

E o autor destaca a fragilidade do nosso planeta, suspenso no vazio negro e mortal do oceano do espaço. Como a atmosfera, que estamos poluindo, parece fina como uma casca de laranja quando vista do espaço. É interessante lembrar que a preocupação com o meio ambiente começou com as fotos trazidas pelos tripulantes das naves Apollo, que viajaram para a Lua. William Anders, que fotografou a Terra como uma bolinha azul, acima do horizonte lunar, comenta como conseguia tapar o mundo com o dedo polegar. Infelizmente, numa era de negação da ciência a humanidade ainda não adquiriu a perspectiva cósmica que essas imagens proporcionam. Os esforços para a preservação da nossa bolinha azul esbarram em interesses econômicos poderosos e na má vontade de alguns governantes. Que preferem acumular armas para ameaçar seus vizinhos no lugar de preservar o meio ambiente. “Em órbita” documenta a beleza deste mundo ameaçado, o único  lugar onde podemos viver sem um traje espacial. Um paraíso ameaçado de extinção.

 

Jorge Luiz Calife

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. …mas o homem ainda não pisou na lua.
    Se o fez, por que não consegue repetir a façanha 50 anos de avanço tecnológico depois????

  2. Gerardo Mendes

Untitled Document