Inscrições para concurso do samba enredo do Bloco da Vida serão abertas nesta segunda-feira

by Diário do Vale

Volta Redonda – Ainda estamos em dezembro, mas Volta Redonda já está pensando no Carnaval 2016. Os músicos amadores ou profissionais da cidade podem se preparar para participar do 11º concurso para escolha do samba enredo do Bloco da Vida para o Carnaval 2016. Cada concorrente poderá inscrever apenas uma música ao qual a letra deverá versar sobre a história de Volta Redonda com o lema da cidade “Flumen Fulmini Flexit – O rio ante o raio dobrou-se”. As inscrições, que ficarão abertas de 7 a 28 de dezembro, devem ser feitas no Banco da Cidadania, localizado na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Aterrado ou na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que fica na Av. Sávio Gama, nº 642, bairro Retiro, de segunda à sexta feira, das 9h às 17h. O regulamento completo está no (www.portalvr.com).
De acordo com o carnavalesco do Bloco da Vida, Paulo Bernardo, a letra deve falar do desenvolvimento e das atividades de Volta Redonda, observando a distribuição das 13 alas e a bateria, que serão apresentadas ao público.
– Os personagens, atividades e locais que fizeram e ainda hoje estão inseridos em nossa cidade deverão ter a sua importância ressaltada – diz Paulo.
Já a coordenadora do Bloco, Fátima Martins, que está a frente do bloco há 18 anos, explica que a música deverá ser inédita.
– Queremos dos compositores uma letra simples, clara e de fácil memorização. O samba deverá ser bem cadenciado com bastante animação e ritmo, devendo provocar a participação do público. Queremos ainda mais alegria em 2016. Vamos confirmar que em Volta Redonda tem uma terceira idade diferente – afirma Fátima.
A comissão organizadora do Carnaval 2016 selecionará até cinco sambas enredo finalistas, que serão apresentados ”ao vivo” no dia 9 de janeiro, na Ilha São João, conforme explica a secretária de Cultura, Rosane Gonçalves. “O intérprete do samba será indicado pelo concorrente. Uma comissão julgadora especialmente convidada para o evento indicará o vencedor”, diz a secretária, avisando sobre a premiação.
– O primeiro lugar receberá R$ 3 mil, e o segundo e terceiro lugares, R$ 500 cada – detalha.

Fantasias

As fantasias estarão distribuídas entre alegorias que ajudarão a contar a história do município. O desfile vai começar com o carro abre-alas: os primeiros habitantes; em seguida as alas puris-coroados; Rio Paraíba do Sul (pescadores); garimpo; agricultura (cana); negros escravos; café; Santo Antônio de VR; e pecuária.  Depois virão o mestre sala e a porta bandeira, com o tema “O Eldorado Brasileiro”, a bateria, que virá com o tema Minério, um carro alegórico representando os Cíclopes e os Deuses ferreiros.
O desfile segue com as alas Presidente Getúlio Vargas; Operários; 17 de Julho – Emancipação de Volta Redonda; ala das baianas com o tema Brasão da Cidade de Volta Redonda; a ala Área de Segurança Nacional, e fechando o desfile o carro alegórico Volta Redonda hoje.

Serviço

Cada concorrente poderá inscrever apenas uma música. As inscrições, que ficarão abertas de 7 a 28 de dezembro, devem ser feitas no Banco da Cidadania, no bairro Aterrado, ou na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que fica na Av. Sávio Gama, nº 642, bairro Retiro, de segunda à sexta feira, das 9h às 17h. O regulamento completo está no (www.portalvr.com).

Fantasia 2016 Bloco da Vida  (2)

Nas fantasias: Enredo do desfile 2016 será sobre a história de Volta Redonda (Fotos: Divulgação)

Fantasia 2016 Bloco da Vida  (5) Fantasia 2016 Bloco da Vida  (6)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996