Itiberê Zwarg realiza intercâmbio com a Orquestra PIM, em Vassouras

by Diário do Vale

Vassouras – A última semana de março promete agitar Vassouras com um grande encontro musical. Itiberê Zwarg, grande mestre de uma novíssima geração de músicos brasileiros, pupilo maior do mago multi-instrumentista Hermeto Pascoal, ministrará sua “Oficina da Música Universal” junto a uma das principais atrações da cidade do Sul Fluminense, a Orquestra PIM, finalizando os trabalhos com um concerto a ser apresentado aos moradores da cidade e arredores. O projeto recebeu recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da empresa Light por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e faz parte do Programa Territórios Culturais RJ/Favela Criativa, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e com o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica.

As inscrições estão abertas até amanhã, dia 20 de março. As vagas são direcionadas primeiramente aos músicos que já integram a Orquestra PIM e o Programa Integração pela Música. A faixa etária para participar é a partir dos 14 anos. No dia 26 de março, domingo, o projeto faz seu encerramento com um grande concerto gratuito de Itiberê Zwarg e grupo, às 17h, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Centro de Vassouras.

O artista

Nascido na capital paulista em 1950, Itiberê foi introduzido na música pelo pai, Antônio Bruno Zwarg, compositor e músico. No final dos anos 60 até início dos 70, participou dos trios “Xangô Três” e “Bossa Jazz Trio”. Em 1977 começou um novo e grande ciclo de música ingressando no “Hermeto Pascoal & Grupo”, onde se mantém até hoje. Com Hermeto gravou nove discos. Em 1999 criou a “Itiberê Orquestra Família”. Em 2001, lançou o primeiro CD duplo “Pedra do Espia”, da “Itiberê Orquestra Família”, onde assinou como compositor, arranjador e regente. Em novembro de 2005, lançou o segundo CD duplo: “Calendário do Som”, com 27 músicas extraídas do livro homônimo de “Hermeto Pascoal”.

Nos últimos 10 anos, dividiu-se entre seu trabalho com Hermeto Pascoal, seu trabalho de formação de novos músicos e seu trabalho autoral com o Itiberê Zwarg e Grupo.

Oficina

A “Oficina da Música Universal” é uma marca registrada de Itiberê Zwarg que conta com uma metodologia especial e chancelada por uma legião de músicos que hoje despontam no mundo da música. Utiliza um processo didático onde a composição da obra é realizada no decorrer da oficina, passo a passo na presença dos músicos, que, desta forma, participam de todo o processo criativo.

– Conforme vou compondo, em um instrumento qualquer, a música vai sendo executada quase que simultaneamente à criação – explica Itiberê. “O método utilizado possibilita a participação de músicos com diferentes níveis técnicos. Para quem pode mais, eu escrevo sem restrições. Para quem ainda está começando, escrevo em um nível compatível. Com isso, é possível trabalhar com grupos heterogêneos. Procuro estimular também práticas de colaboração entre os músicos mais ou menos experientes, deixando individualidades sobressaírem naturalmente na medida de suas habilidades”, diz ele.

Além de Itiberê, ministram a oficina os músicos Ajurinã Zwarg e Mariana Zwarg, integrantes do grupo.

PIM

O Programa Integração pela Música nasceu no ano de 2000, com o objetivo de oferecer ensino musical gratuito para crianças da rede pública de Vassouras, como iniciativa de transformação social. Surgiu da vivência e experiência de alguns músicos de Vassouras que viram a necessidade de manter viva a tradição das bandas de música, encantando as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. A Orquestra PIM é uma das ações do Programa que, hoje, conta com jovens promessas musicais.

– Será um momento ímpar e importante de um grande intercâmbio, que vai somar muito aos jovens músicos da Orquestra PIM – afirma Célia Pinheiro, coordenadora da Orquestra PIM.

 

Serviço

Inscrições e mais informações pelo e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (24) 2471-9320.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996