terça-feira, 7 de dezembro de 2021 - 11:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / ‘IX Encontro de Ceramistas’ em Paraty

‘IX Encontro de Ceramistas’ em Paraty

Matéria publicada em 31 de março de 2015, 06:14 horas

 


Cidade recebe artistas de diferentes partes do mundo durante feriado da Semana Santa

‘Encontro de Ceramistas’: Evento acolhe os artistas e seus trabalhos tanto nas exposições da Casa da Cultura como na feira do Largo da Igreja Santa Rita  (Foto:Divulgação)

‘Encontro de Ceramistas’: Evento acolhe os artistas e seus trabalhos tanto nas exposições da Casa da Cultura como na feira do Largo da Igreja Santa Rita (Foto:Divulgação)

Paraty –

Entre os dias 2 e 5 de abril acontece a 9ª edição do “Encontro de Ceramistas em Paraty”. Promovido pelo Instituto Arte4 com apoio da Eletronuclear e da prefeitura de Paraty, por meio da secretaria municipal de Cultura. O evento acolhe os artistas e seus trabalhos tanto nas exposições da Casa da Cultura como na feira do Largo da Igreja Santa Rita.

Considerada um polo da cerâmica nacional, Paraty atrai artistas de diversas partes do mundo, além de possuir 15 ateliers e mais de 30 artistas que moram na cidade e tem como atividade a cerâmica artística e utilitária.

A curadoria do Encontro é pensada pelo ceramista paratiense Dalcir Ramiro. São convidados artistas de referência, descobertos na trajetória do curador e também por meio da convivência entre os ceramistas que vivem na cidade. Entre os convidados para a exposição temos os artistas Laerte Ramos, Marcelo Tokai e a cubana Alina Fonteneau que também vão falar de suas trajetórias em palestras.

A programação é diversa e permite não só ceramistas experientes como também aos curiosos a oportunidade de se aproximar desta arte milenar que envolve o domínio do barro e do fogo. Na tenda acontecem cursos, demonstrações ao vivo, entre elas a queima de Raku. A novidade este ano é o “Torno Livre”, um espaço de experimentação da técnica de modelar em torno mecânico.

 Paraty-Cunha: uma estrada para a cerâmica

O convidado especial deste ano é o português Alberto Cidraes que celebra 70 anos de vida e 40 anos de cerâmica na cidade de Cunha em São Paulo. Seu trabalho procura desenvolver a tendência natural da argila à atemporalidade, o antigo e o moderno são conceitos que se fundem nas obras de Cidraes. As cidades de Cunha e Paraty estão ligadas pela cerâmica desde a década de 1970 quando Dalcir Ramiro junto com Alberto Cidraes, Toshiyuki Ukeseki e Mieko produziram as primeiras edições do Encontro.

 Convidado especial

Alberto Cidraes (Cunha — SP)

 Convidados internacionais

René Le Denmat (França/ Cunha – SP) e Alice Diniz (Portugal)

 Serviço

‘IX Encontro de Ceramistas em Paraty’ acontece de 2 a 5 de abril. Na Tenda no Largo da Santa Rita e também na Casa da Cultura de Paraty. Informações pelo telefone (24) 3371- 1214.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document