ÔĽŅ J√° come√ßou o XVIII Festival de Teatro Arte em Cena - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Já começou o XVIII Festival de Teatro Arte em Cena

Já começou o XVIII Festival de Teatro Arte em Cena

Matéria publicada em 18 de novembro de 2017, 09:00 horas

 


Programação segue até dia 24 de novembro no Teatro Gacemss 1, em Volta Redonda

Volta Redonda – Para os amantes do teatro, esse festival √© aguardado durante todo o ano. A Companhia de Teatro Arte em Cena est√° completando 28 anos de funda√ß√£o e 18 anos de ‚ÄúArte em Cena‚ÄĚ no Gacemss, e j√° est√° realizando o XVIII Festival de Teatro Arte em Cena, que segue com programa√ß√£o at√© dia 24 de novembro. Ser√£o apresentados dez espet√°culos no Teatro Gacemss 1 e, no in√≠cio de dezembro, mais tr√™s, dentro do II Festival Arte em Ceninha, que acontece no Teatro Gacemss 2.

Segundo a fundadora e diretora teatral da Cia de Teatro Arte em Cena, Stael de Oliveira, os temas das pe√ßas apresentadas este ano v√£o fazer o p√ļblico ver al√©m de teatro, fazerem uma reflex√£o sobre seus sentimentos e atitudes perante a vida.

– Nossa expectativa para esse ano √© grande, pois os temas s√£o muito pol√™micos. Vamos abordar incentivo √† leitura, viagem ao corpo humano, ditadura, ego, autoestima, orgulho e vaidade, autoconhecimento, reuni√£o de condom√≠nio, hist√≥ria da arte e loucura ‚Äď diz a diretora.

E mostrando talento nos palcos est√£o cerca de 180 alunos e atores.

– Esse ano vamos apresentar tr√™s espet√°culos in√©ditos: ‚ÄúCensurado‚ÄĚ, ‚ÄúO Sono de Narciso‚ÄĚ e ‚ÄúO Retrato‚ÄĚ. Entre elas destaco ‚ÄúCensurado‚ÄĚ, que √© uma den√ļncia contra a ditadura, nestes tempos em que a gan√Ęncia vem corrompendo o cen√°rio pol√≠tico de nosso pa√≠s, desde os anos 60. E ‚ÄúQuarto 101‚ÄĚ, pe√ßa classificada em 2009 entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro pela Fetaerj (Federa√ß√£o Estadual de Teatro Associativa do Estado do Rio de Janeiro) no Festival Paschoalino ‚Äď finaliza Stael, agradecendo o apoio e parceria de sempre do Gacemss.

 

Ficha Técnica

Autoria: Stael de Oliveira, Nei Rafael e Igor Andrade

Direção Teatral: Stael de Oliveira e Nei Rafael

Montagem: Stael de Oliveira e Nei Rafael

Cenografia: Tom Medeiros e Clóvis Lima

Figurino: Isabel Passos e Maria Clara Bedê

Iluminação: Nei Rafael e Lucas Guimarães

Sonoplastia: Igor Andrade, Giovanna Gatt√°s, Thiago Ribeiro, Thiago Singulane, Vitor Luna

Produção: Isabela Oliveiras, Milena Barbosa e Marcela Vieira

Acompanhamento Musical: Meninos do Batuque

Direção Geral: Stael de Oliveira

Arte em Cena: Ao todo dez espetáculos passarão pelo palco do Teatro Gacemss 1 (Foto: Divulgação)

Arte em Cena: Ao todo dez espetáculos passarão pelo palco do Teatro Gacemss 1 (Foto: Divulgação)

 

 

Confira a programação do XVIII Festival de Teatro Arte em Cena:

 

*Dia 18 (s√°bado) – 20h – “O Sono de Narciso”

A peça fala sobre o mito, fazendo um paralelo entre o belo e jovem Narciso e os Narcisos da atualidade, vazios de humanidade, com o objetivo de despertá-los dentro de nós para podermos enfrentá-los. Acordar desse sono e ver surgir nossa imagem mais íntima, ver emergir nosso reflexo no lago do egoísmo, tomar consciência de nossas fraquezas para fazermos brotar e não nos afogarmos em nosso próprio EGO.

Classificação: 12 anos

Elenco: B√°rbara Tanniza, Daniela de Paula, Dhiana Marques, Hugo Bretas, Jo√£o Victor Bazoti, Lanna Silveira, Larissa Aguiar, Laura Ferraz, Laura Pace, Maria Clara Bed√™, Maria Eduarda Werneck, Maria Luiza Azevedo, Milena Cruz, P√Ęmela Ceribella, Pedro Henrique Reis, Rav√≠nia Sobrinho, Sarah Domingues, Vit√≥ria Hungaro e Yasmin Souza

Participação Especial: Marcos Venzel

 

*Dia 19 (domingo) – 11h – “Conto do Reino sem Contos”

Era uma vez uma hist√≥ria que ningu√©m conheceu. Um povo de um determinado lugar do qual nunca se ouviu falar. Uma gente que nunca fora vista. Apresentamos um conto muito interessante de um reino totalmente desinteressante. O √ļnico reino sem contos de que se tem registro.

Classificação: Livre

Elenco: Bruna Moreira, Ana Carolina Baesso, Guilherme Ribeiro, J√ļlia de Carvalho, Lara Maria Neves, Let√≠cia Puliti, L√≠via Toledo, Nat√°lia Gomes, Thain√° Lopes e Vin√≠cius Fatigatti

Participação Especial: João Gabriel dos Santos, Vinícius Navarro e Yasmin Souza

 

*Dia 19 (domingo) – 17h – “Viagem ao Cora√ß√£o da Cidade”

A busca de um ideal, a busca de algo maior, a busca pelo Cora√ß√£o da Cidade. Uma viagem sem rumo, onde quem foi n√£o viu, quem viu n√£o foi. Para chegar ao seu objetivo dois meninos fazem uma viagem passando pelo TRABALHO na linha das m√£os, pelo PERD√ÉO na linha da cabe√ßa, pela ESPERAN√áA, aonde chegar√°s sem esperan√ßa? Pelo AMOR na linha do cora√ß√£o e pela F√Č, no desejo do encontro com a luz.

Classificação: Livre

Elenco: Ana Terra Castilho, Anna J√ļlia F√©lix, Clarice de Oliveira, David Castro, Gustavo Oliveira, Isabella Cleto, Isadora Tom√©, Ivan Ba√™ta, Jo√£o Marcelo Rodrigues, J√ļlia Almeida, Lara Guimar√£es, Let√≠cia Sanches, Let√≠cia Stohler e Maria Luiza Reis

Participação Especial: Marcos Venzel

 

*Dia 20 (segunda) – 20h – “O Condom√≠nio”

Em meio a tantas vidas amontoadas em um mesmo edifício, com tantas histórias que não se cruzam e pessoas que não se misturam, um simples acontecimento muda a vida de todos os moradores desse condomínio. Pois algo parece não cheirar bem em seus próprios apartamentos e a podridão começa a se alastrar em suas vidas.

Classificação: 14 anos

Elenco: América Possidente, Arthur Vilela, Bianca Werneck, Cida Ribeiro, Cristina Martins, Daniel Rangel, Dilcinei Ribeiro, Gisela Parente, Isabel Passos, Joelson Cabanez, Luiz Eduardo Farias, Manoelita Silveira, Marcos Guedes, Nathália Melo e Sãn Thiago

Participação Especial: Milena Barbosa

 

 

*Dia 22 (quarta) – 20h – “O Retrato”

O que √© um retrato? Uma fotografia… Uma lembran√ßa… Uma mem√≥ria… Uma pintura… Uma imagem… Esse “Retrato” descreve uma viagem pela hist√≥ria da arte, revelando a nossa sociedade. Mergulhando nessas telas, podemos ver as belezas e riquezas, mas tamb√©m enxergamos o preconceito, a dor e o sofrimento que moram em cada um de n√≥s.

Classificação: 12 anos

Elenco: Anna Clara Caruso, Caio César, Clara Herdy, Fernanda Heringer, Isadhora Coutinho, Juliana Borges, Lara Alves, Larissa Guedes, Letícia Coelho, Lívia Lavorato, Luana de Paula, Marcos Venzel, Maria Clara Machado, Maria Clara Natal, Mellissa Wenceslau, Nicolle Pyramo, Thiago Maia e Victor Dias

Participação Especial: Giovana Barbosa

 

*Dia 23 (quinta) – 20h – “Espelho Meu”

Espelho… Espelho Meu… Existe algu√©m como eu? Eu queria encontrar uma pessoa que soubesse me ouvir, sem que eu precisasse falar. Que soubesse me entender, sem que eu precisasse explicar. Que viesse me encontrar, sem que eu dissesse onde estou. Que conseguisse me amar, sem que eu precisasse implorar. “Espelho Meu” vem mostrar de forma divertida o universo adolescente. Seus desejos e expectativas, viv√™ncias e experi√™ncias. Desenvolvendo o autoconhecimento e elevando a autoestima de cada um.

Classificação: Livre

Elenco: Adelly Tcheusy, Alexia Brancutti, Anna Vitória Romualdo, Bruna Monnerat, Helena Emanuelle, Lara Vitória Frias, Laysa Mirielle, Luana Maragoni, Rodrigo Carvalho, Stephanne Spinelli e Victor Queiroz

Participação Especial: Ana Luiza Candido, Beatriz Bastos, Pedro Henrique Reis e Victor Luna

 

*Dia 24 (sexta) – 20h – “Quarto 101”

Onde está a loucura? Em nós? Nos outros? Em todos. Conheça a loucura que reside no Quarto 101 e descubra que nem sempre é sensato se comportar como os outros. E quem não se enquadra, nem sempre é louco.

Classificação: 16 anos

Elenco: Ana Beatriz Bernardo, Ana Beatriz Prudente, Beatriz Bastos, Bianca Guandelini, Bruce Feijolo, Camilo Ara√ļjo, Fred Matos, Gabrielle Andrade, Giulia Vaz, Helena Naves, √ćtalo Cardoso, Louise de Paula, Marcello Gusm√£o, Maria Eduarda Nolasco, Renata Carvalho, Tom Emeraltt, Vanessa Paula e William Sandin

 

Untitled Document