Livro defende a importância das palavras

by Diário do Vale

A palavra ultrapassa o que é usual, trivial e cotidiano. É o que defende a escritora carioca Alexandra Vieira de Almeida em seu novo livro de poemas intitulado “Dormindo no verbo”. Lançado pela editora Penalux e composto por 67 poesias, a obra pretende mostrar a importância da percepção da palavra na construção de tudo que nos cerca.
Segundo a poetisa, o seu trabalho une o intelectivo e o linguístico em um só canal. O livro transmite ao leitor a imagem de que o verbo, ou seja, a ação, é muito valioso para a recriação do mundo.

Ela explica ainda que seus versos circulam por vários momentos de sua história, apresentando o universo da linguagem como expressão da vida, não no sentido simples apenas, mas com muita complexidade. “‘Dormir no verbo’ é trazer aquilo que está adormecido, no nosso interior, para o mundo, esclarecendo através da palavra”.

– Minha inspiração vem fora do texto, como minha experiência de vida e dentro da própria literatura, a partir de influências de outros autores, como, por exemplo, Arthur Rimbaud, Murilo Mendes dentre outros. No entanto, procuro ter o meu próprio estilo, criando algo diferente, que manifeste mais a influência de minha interioridade – ilustra.

O gosto pela leitura vem desde criança. Aos 10 anos de idade já começava a lançar seus pensamentos verbalizados no papel. Ela conta que sua mãe foi a maior incentivadora nesse aspecto. “A leitura representa a minha doação para os outros. É uma necessidade para mim. Com ela, aprimoro meu estilo, mas também lapido meu ser”.

Sobre a autora

Alexandra Vieira de Almeida é poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta. É Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha como professora na Secretaria de Estado de Educação e tutora de ensino superior a distância na Universidade Federal Fluminense (UFF). É ainda membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Também foi aprovada por unanimidade pelos Dirigentes da Litteraria Academiae Lima Barreto para o recebimento do Diploma de Distinção Literária, laurel máximo desta instituição. Após esta distinção máxima lhe foi conferido o título de Acadêmica Honorária desta Academia.

Além de “Dormindo no Verbo” tem mais quatro livros publicados, sendo quatro de poesia e um de ensaio. Tem poemas traduzidos para o espanhol, inglês, holandês e chinês. Ganhou alguns prêmios literários. Publica suas poesias em antologias, revistas, jornais e alternativos por todo o Brasil e também no exterior.

leitura (1)

‘Dormindo no verbo’: Livro de Alexandra Vieira de Almeida é composto por 67 poesias (Fotos: Divulgação)

 

‘Dormindo no verbo’: Livro de Alexandra Vieira de Almeida é composto por 67 poesias (Fotos: Divulgação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996