Livro retrata as dores e alegrias da nostalgia

by Diário do Vale

Quem nunca ficou reflexivo ao lembrar e sentir saudades do passado? É sobre isso que o autor paraibano Jairo Cézar aborda em “O Peso das Gotas”. O livro, que foi vencedor do prêmio José Américo de Literatura, é dividido em cinco partes, e traz ao leitor as dores e alegrias da nostalgia, contendo referências literárias e altas doses de ironia.

Publicada pela editora Penalux e com o prefácio escrito pelo também poeta Linaldo Guedes, a obra nos remete à infância, à criança interior, aos tempos mais simples que todos nós já tivemos. Além de relembrar a beleza daquilo que já não podemos mais tocar, daquilo que já fomos e não mais seremos.

No primeiro capítulo intitulado ‘A Infância’, Jairo faz evocação de lembranças do pai, de imagens da infância e do trem. Segundo o autor, a Estação de Sapé é o estuário natural dessa nostalgia. Em ‘Meus’, segunda parte da obra, ele dialoga com outros autores, alguns contemporâneos do poeta; outros referenciais, como Fernando Pessoa e Miguel de Cervantes.

– Na parte ‘Mínimos’ trago poemas curtos, como o título já sugere, a maioria tercetos. Em ‘Úmidos’, quarta parte da obra, predominam poemas com temática mais erótica ou lírico-amorosa. Como “Boca de Veludo” e os salmos para Isabel e Deise – relata.

E por último, em ‘Diversos’, o livro apresenta uma pequena coletânea de poemas sobre os mais variados assuntos. “Destaco ‘Reforma ortográfica’, ‘Desenredo’ e ‘Eclipse’, onde o lúdico remete ao meu livro de poemas para crianças, comenta.

‘O Peso das Gotas’: Livro de Jairo Cézar foi vencedor do prêmio José Américo de Literatura (Foto: Divulgação)

‘O Peso das Gotas’: Livro de Jairo Cézar foi vencedor do prêmio José Américo de Literatura (Fotos: Divulgação)

Sobre o autor

Jairo Cézar é morador de Sapé (PB), terra natal do poeta Augusto dos Anjos. Entre os livros publicados, estão: Escritos no Ônibus, vencedor no edital Novos Escritos (ano 2007/2008) realizado pela fundação cultural de João Pessoa, um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia, concurso Nacional que teve mais de 3 mil poetas inscritos de todo país, e, apenas 50 selecionados; e Rapunzel e outros poemas da infância, publicado em 2012 pela Editora Forma Editorial. Jairo é ainda membro fundador do CAIXA BAIXA, grupo de jovens escritores paraibanos.

 

Ficha técnica

Título: O Peso Das Gotas

Autor: Jairo Cézar

Publicação: 2016

Páginas: 114

Preço sugerido: R$32

leitura (2)

You may also like

1 comment

Tia 14 de fevereiro de 2017, 21:42h - 21:42

Parabéns jairo César,adoro literatura que retrata o passado,que lembra da infância e dos bons momentos que vivemos,mesmo com toda dificuldade que passávamos,éramos crianças felizes!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996