Obra foi publicada pela editora Intrínseca
Barra Mansa – Neste sábado, dia 26 de outubro, às 10h, na livraria Livretto, em Barra Mansa, acontecerá o evento de lançamento da mais nova obra de Felipe Castilho, publicada pela editora Intrínseca. O evento promete receber os mais ávidos leitores e contará com um bate-papo, mediado por Débora Costa (responsável pelo blog literário La Oliphant), seguido de sessão de autógrafos.
Com uma trajetória orientada pela literatura desde a primeira infância, Felipe Castilho se lançou aos livros de fantasia e tem como forte característica a fusão de elementos da cultura pop moderna a referências tradicionais de folclore, mitologia e de gêneros como ficção científica e horror.
“Serpentário” conta a história de quatro jovens que viram suas vidas mudarem drasticamente após o Réveillon de 1999 na Ilha de Cobras e, o que acreditavam ser apenas uma lenda, retorna para fazer suas certezas caírem por terra. Em um horror cômico, o autor apresenta um arquipélago hostil com segredos perturbadores agregado à marca característica do autor paulista.

Felipe Castilho: Autor é um dos nomes mais promissores da literatura fantástica brasileira (Fotos: Divulgação)
Sobre o autor
Para Felipe Castilho, “escrever fantasia é fazer frente aos dias absurdos que vivemos”. O autor é um dos nomes mais promissores da literatura fantástica brasileira. Com a série Legado Folclórico, estreou e encantou inúmeros jovens por todo o Brasil. Seu quadrinho, Savana de Pedra, lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti. Em 2017, Castilho lançou o primeiro volume de sua série Ordem Vermelha, que passou semanas na lista de livros mais vendidos do Brasil, ao lado de gigantes da literatura pop como Dan Brown, John Green e Neil Gaiman.
Segundo Felipe, seu interesse pela literatura surgiu cedo.
– Minha mãe sempre me deu muito livro, ela o transformava em um objeto de desejo, como um brinquedo. Cresci viciado em livros. Quando tinha 16 anos, o Senhor dos Anéis foi publicado aqui e dois anos depois o primeiro filme foi lançado. Isso me motivou a escrever, mas não tinha nenhuma noção de narrativa. Comecei a fazer cursos e oficinas de escrita criativas. Publiquei meu primeiro conto na faixa dos vinte anos. Fiquei muito tempo com narrativas curtas, e aí em 2011, após diversas recusas com um livro que estava escrevendo, aceitei a sugestão de uma editora que gostou do meu tom e me aconselhou a escrever algo infanto-juvenil – conta.
Ele afirma que, além da família, Mário Prata também sempre o inspirou. “A primeira coisa que eu li dele foi um presente que eu comprei para minha mãe, o ‘Schifaizfavoire: Dicionário de Português’. Comecei a dar muita risada com aquilo. Eu era muito pequeno e ia em livrarias procurar livros que tivessem o mesmo estilo. Descobri assim Douglas Adams. E fiquei maravilhado, o Douglas Adams era como o Mário Prata da ficção científica. Eles me inspiram demais”.

‘Serpentário’: Obra combina folclore e mitologia a elementos da cultura pop (Foto: Divulgação)
Sobre a obra
Se você já ouviu falar da Ilha das Cobras, sabe que o local é um verdadeiro pesadelo para quem não suporta seres rastejantes. Mais do que um equívoco darwiniano ou uma lenda popular, tudo que envolve a ilha do litoral paulista é muito assustador e misterioso.
Esse cenário inspirou Felipe Castilho. Com traços de H.P. Lovecraft, a obra mescla referências do folclore e de mitologias a elementos da cultura pop, da ficção científica e do horror.
Na trama, Caroline, Mariana e Hélio costumavam deixar a capital paulista todos os anos para encontrar Paulo, um jovem habituado à vida caiçara. Mas a amizade do grupo sofreu um abalo sísmico no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma ilha — e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão.
Entre memórias e fatos fragmentados, o que aconteceu naquela noite se tornou um mistério. Mas de algumas coisas eles se lembram: uma ameaçadora serpente, além de uma pessoa sendo entregue ao ninho da víbora — um sacrifício sem chance de recusa.
Sobreviver à Ilha das Cobras tem um preço. E os amigos vão descobrir isso do pior modo.
Serviço
O livro ‘Serpentário’, de Felipe Castilho, será lançado neste sábado, dia 26, na Livraria Livretto (Av. Joaquim Leite, 577 – Loja 16 A – Centro, Barra Mansa), às 10h. Haverão exemplares do livro sendo vendidos durante o evento.
Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)