sexta-feira, 17 de setembro de 2021 - 12:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Luc Besson retorna ao mundo da ficção científica

Luc Besson retorna ao mundo da ficção científica

Matéria publicada em 19 de setembro de 2016, 14:21 horas

 


Diretor francês prepara filme sobre quadrinhos franceses do Valerian; histórias começaram a ser publicadas em 1967 e a última edição saiu em 2010

Elenco: Luc Besson com o casal de atores

Elenco: Luc Besson com o casal de atores

O cineasta francês Luc Besson começou a produzir um novo filme de ficção científica. A produção, rodada em estúdios de Paris, vai levar para as telas as aventuras do agente espaço temporal Valerian. Valerian e sua companheira de aventuras Laureline são uma criação do desenhista Jean Claude Mézières e do roteirista Pierre Cristin. As histórias começaram a ser publicadas em 1967 e a última edição saiu em 2010. Há quem diga que os desenhos e as tramas do herói francês influenciaram filmes como Star Wars, Avatar e até o Quinto Elemento do Luc Besson.

O mundo futurista de Valerian lembra muito “O quinto elemento”, filme de ficção científica com Bruce Willis e a Mila Jovovich que Besson dirigiu em 1997. Valerian também circula por um mundo de cidades futuristas fantásticas, naves espaciais e extraterrestres de formas bizarras. No Brasil as histórias em quadrinhos do Valerian chegaram a ser publicadas no jornal O Globo durante a década de 1970. Depois foram esquecidas. Na Europa o personagem continua muito popular e suas histórias saem em álbuns de capa dura.

Valerian e sua parceira Laureline formam uma dupla de heróis espaciais que lembra os americanos Buck Rogers e Flash Gordon, que surgiram na década de 1930. Buck Rogers percorria o universo com sua namorada loira, Vilma Deering. Flash tinha uma noiva de cabelos negros, Dale Arden, que vivia sendo sequestrada pelo vilão. Já Laureline, a parceira do Valerian, é ruiva nos quadrinhos. No filme do Luc Besson ela vai ser interpretada pela loira Cara Delevingne. O relacionamento dela com o herói também é diferente. Laureline não tem qualquer envolvimento amoroso com o Valerian. Foram as circunstâncias que a forçaram a ser parceira do herói.

Originalmente Laureline era uma camponesa francesa do século XI. Ela salvou o herói durante uma de suas viagens no tempo até o passado. Como a moça acabou sabendo que ele era do futuro não podia mais ficar vivendo em sua época. Foi levada para a cidade galáctica do século XXVIII, onde foi treinada para acompanhar Valerian em suas aventuras. De espírito independente, Laureline é bonita e usa sua sensualidade como arma. O que levou o desenhista Jean Claude Mézières a criar um pôster especial, da Laureline nua, para a edição francesa da revista Playboy.

Já Valerian é um herói a moda antiga. Honesto, incorruptível, forte, corajoso e de bom coração. Que sempre segue as ordens dos seus superiores mesmo quando discorda delas. Os temas das aventuras de Valerian envolvem humor, humanismo e uma ótica feminista e anti machista. Daí a Laureline ser dona de sua sexualidade, independente e com opiniões próprias.

Filme

O filme começou a ser rodado em janeiro deste ano e tem estreia marcada para julho de 2017. Valerian, o herói destemido, será interpretado pelo novato Dane DeHaan e o filme contará com uma participação da estrela pop Rihanna.

O orçamento da produção está estimado em 170 milhões de dólares. Custo semelhante ao do último filme de “Jornada nas Estrelas”. A produção já começou a ser rodada nos estúdios de Paris e Saint Denis e o título será “Valerian e a cidade dos mil planetas”. Na trama Valerian e Laureline viajam para a cidade Alfa, uma metrópole onde vivem milhares de espécies de seres vindos dos quatro cantos da galáxia. Eles uniram seus recursos para criarem uma sociedade melhor para todos. Infelizmente forças malignas estão planejando controlar a cidade.

A ILM e a Weta Digital vão se encarregar dos efeitos visuais. Os personagens já apareceram em um desenho animado em 2007, mas esta é a primeira produção com atores. Que promete ser a resposta europeia ao “Star Wars” e os “Guardiões da Galáxia” dos americanos.

Quadrinhos: Personagens surgiram em 1967

Quadrinhos: Personagens surgiram em 1967

 Cenário: Naves e cidades futuristas serão destaque no filme


Cenário: Naves e cidades futuristas serão destaque no filme

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document