segunda-feira, 21 de setembro de 2020 - 07:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Maestrina Sarah Higino participará do III Simpósio Internacional de Mulheres Regentes

Maestrina Sarah Higino participará do III Simpósio Internacional de Mulheres Regentes

Matéria publicada em 15 de setembro de 2020, 15:35 horas

 


Volta Redonda – Entre os dias 16 e 20 de setembro será realizado o III Simpósio Internacional de Mulheres Regentes. Criar um espaço de reflexão sobre a atuação destas profissionais no cenário profissional da música clássica, foi o que motivou quatro grandes regentes brasileiras a criarem esta conferência. Por conta da pandemia, neste ano o evento será online e já conta com, aproximadamente, 600 inscrições de pessoas de mais de 30 países.

Realizada a cada dois anos, a primeira edição ocorreu em 2016 em São Paulo e teve como convidada especial a violinista e regente Marin Alsop. Já a segunda edição aconteceu em Montevideo, no Uruguai, em 2018, com a presença da regente uruguaia Gisele Ben-Dor.

Neste ano, um pouco diferente, o evento será pela internet, através da plataforma Zoom, mas as expectativas continuam elevadas, devido ao número grande de inscritos. E, novamente, a pianista e regente voltarredondense, Sarah Higino, participará. Desta vez como mediadora, no Painel Brasil na mesa de maestras de orquestra e banda. Na edição passada Sarah foi palestrante, em Montevidéo.

– O Simpósio Internacional de Mulheres Regentes é um grito de esperança, não somente para as maestras, mas para todas aquelas que exercem uma profissão e que tem, na sua maioria, a gestão de homens, e são delegadas a posição de invisibilidade. Nele teremos doutoras, mestres, professoras e pesquisadoras, trocando experiências de vida musical e tendo os desafios da arte da regência a cumprir, além de discutir políticas culturais de inclusão de mulheres regentes no cenário da música com igualdade de oportunidades – explicou Sarah.

Pianista e regente voltarredondense participará como mediadora (Foto: Divulgação)

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Avatar

    Parabéns maestra. sabemos da sua capacidade, dedicação e principalmente, competência nas suas execuções. Somos gratos.

  2. Avatar

    Merecido!
    Sarah Higino sempre estudou muito para alcançar seus objetivos! Entendeu desde pequena que não se deve ficar lamentando e se colocando num estado de oprimido, aí partiu para ação procurando todas as oportunidades de estudos e aprimoramentos e venceu na vida!
    Assim como Joaquim Barbosa foi exemplo para a comunidade negra do Brasil inteiro, temo sarah Higino como exemplo para a comunidade negra de todo o estado do Rio de Janeiro!

  3. Avatar

    Sarah Higino…Fantastica

  4. Avatar

    Parabéns Sarah Higino!
    É um orgulho para Volta Redonda ter uma maestrina do seu naipe.
    Não poderia deixar de tornar os parabéns extensivo ao grande criador de tantos talentos musicais de nossa cidade, o Mestre Nicolau Martins de Oliveira.
    PARABÉNS!

  5. Avatar

    Merecido!
    Sarah Higino é uma preciosidade de nossa cidade. Iniciou bem jovem, determinada e talentosa.
    Parabéns Sarah.
    Parabéns Volta Redonda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document