Memorial Zumbi oferece atividades gratuitas à população de Volta Redonda

Por Diário do Vale

Volta Redonda – Espaço dedicado à cultura afro, o Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, está com vários projetos de ocupação e oferece atividades gratuitas para a população de Volta Redonda. Música, dança, bate-papo, capoeira, debates e outras ações acontecem de segunda à sexta-feira no local. Para o prefeito Samuca Silva, o memorial promove ao mesmo tempo entretenimento, lazer, além de valorizar a cultura afro-brasileira e os artistas da região.
– O Memorial Zumbi é um dos pontos turísticos de Volta Redonda e resgata e reforça a importância da cultura afro, proporcionando para a população de nossa cidade e os visitantes uma ótima opção cultural. Através dos editais de ocupação, conseguimos movimentar o espaço e dar oportunidade para os artistas da região realizarem seus trabalhos – ressaltou o prefeito.

Break Dance

A dança é a atividade mais presente no espaço e tem para vários gostos. O projeto Coletivo P2KP, criado em 2015 para difundir a cultura das competições de dança no Sul do estado, promove Ensaio de Break Dance todas as quartas-feiras, das 19h às 21h.

Charme e Soul Music

Às sextas-feiras, das 17h às 19h, o projeto Black Charme Soul Music ocupa o memorial com o objetivo de mostrar a cultura black através da música e da dança. No local, o grupo realiza aulas de dança charme com soul music.

Jongo

A dança brasileira de umbigada com fortes referências africanas também tem seu espaço quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h às 21h, por meio do projeto Coletivo Jongo Di Volta. O jongo é praticado em roda por homens e mulheres acompanhados de percussão e canto.

Dança afro-brasileira e contemporânea

Com um público-alvo de mulheres jovens e adultas, o projeto Coletivo N’Zinga de dança está presente todas as sextas-feiras, das 18h às 21h, promovendo ensaios abertos e oferecendo aulas práticas de ritmo e coordenação. O coletivo também realiza apresentações de dança afro-brasileira e contemporânea, com foco na projeção e valorização da mulher negra.

Dança, debates e pesquisa

A dança afro também está presente em oficinas realizadas às terças-feiras, das 19h às 21h, com o Grupo de Dança Afro IYA Mi Dunda. O grupo também promove debates e pesquisas sobre os fundamentos culturais da dança, trabalhando o Samba de Roda, Olodum, Afoxé entre outras atividades.

Curso de percussão e ritmos de terreiros

Para quem gosta de fazer música, o Memorial Zumbi oferece quinzenalmente às quartas-feiras, das 18h às 21h, curso de percussão e ritmos de terreiros, com o projeto Som dos Atabaques, para todos os públicos.

Capoeira

A Capoeira Angola ou Capoeira Mãe são apresentadas todas as terças e quintas, das 9h às 11h, pela Escola de Capoeira Angola Caroço de Dendê, que também promove o diálogo com as culturas da diáspora, vivenciando através da sua prática a história afro-ameríndia.

Reflexões, autoestima, expressão corporal

O projeto Coletivo Flor de Maio Humanizar está presente no Memorial Zumbi quinzenalmente às quintas-feiras, das 18h às 21h, com o objetivo de resgatar ancestralidade, elevar autoestima através de reflexões, expressão corporal, entre outras formas, trabalhando a humanização de modo geral.

Para todos os públicos: Programação de segunda à sexta-feira conta com música, dança e bate-papo (Foto: Divulgação)

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

VAI VENDO 3 de dezembro de 2019, 22:19h - 22:19

Ué, a semana do zumbi foi dia 20 de novembro. Estamos em dezembro, mês de preparação para o natal e o prefeito torrando dinheiro ainda com os negros?? Cultura afro fora do tempo e no Brasil e lembrando um escravagista que tinha escravos e fez outros não permitindo a liberdade dos que queiram sair do movimento?

Black Charme Soul Music??? Mistura de negro com americanizados e ainda dizem ser cultura. kkk kkk

Definitivamente eles estão LOUCOS para apagar de vez a cultura brasileira.

É difícil imaginar que eles estão preocupados com as notas do PISA 2018 dos estudantes brasileiros, até com as notas dos seus filhos e netos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996