quinta-feira, 21 de outubro de 2021 - 12:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Mostra fotográfica ‘Viagem Sociocultural Guarani Mbyá’ pode ser conferida no Teatro Municipal de Angra dos Reis

Mostra fotográfica ‘Viagem Sociocultural Guarani Mbyá’ pode ser conferida no Teatro Municipal de Angra dos Reis

Matéria publicada em 24 de abril de 2016, 08:30 horas

 


Angra dos Reis – Se você gosta de cultura indígena e está em Angra dos Reis, esta pode ser uma boa dica. Já está disponível no Teatro Municipal a exposição fotográfica “Viagem Sociocultural Guarani Mbyá”, que é resultado de um projeto de extensão do Iear/UFF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizado no ano de 2014 com a turma de EJA Guarani. O trabalho mostra um pouco mais da história e cultura da tribo, com belas imagens de suas trajetórias.

A visitação é livre e ocorre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. As escolas interessadas em agendar uma visitação orientada e/ou um vídeo debate sobre a história e cultura dos povos indígenas no Brasil poderão entrar em contato com o Núcleo de Ações e Políticas Interculturais da Secretaria Municipal de Educação, pelo e-mail ([email protected]). A exposição segue até o dia 22 de maio.

Projeto

O projeto, financiado pela Capes/MEC, por meio do programa Novos Talentos, proporcionou a 25 jovens indígenas da aldeia Sapukai, no Bracuí, realizarem o percurso migratório inverso Guarani Mbyá, visitando 10 aldeias guarani de Angra até a Argentina. Esta jornada pedagógica foi produzida e acompanhada por professores, coordenadores, bolsistas e profissionais colaboradores que atuaram na turma. Na viagem, além das fotografias, foram produzidos quatro curtas e um longa-metragem.

Todo o trabalho de imagem, vídeo e edição foi desenvolvido pelos jovens guarani por meio de oficinas de cine-foto-vídeo, realizado ao longo do projeto. A curadora da exposição foi a professora de fotografia Rita Rocha, e a coordenação-geral do projeto ficou por conta de Domingos Barros Nobre (Iear/UFF).

Serviço

A exposição fotográfica ‘Viagem Sociocultural Guarani Mbyá’ pode ser conferida até dia 22 de maio no Teatro Municipal de Angra dos Reis. A visitação é livre e ocorre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. Mais informações pelo telefone (24) 3365-2110.

Exposto: Trabalho mostra um pouco mais da história e cultura da tribo, com belas imagens de suas trajetórias (Fotos: Divulgação/Patrícia Silva)

Exposto: Trabalho mostra um pouco mais da história e cultura da tribo, com belas imagens de suas trajetórias (Fotos: Divulgação/Patrícia Silva)

essa (2) essa (3)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document