Municípios receberão do governo do Estado projeto de placas para sinalizar áreas turísticas

by Diário do Vale

A medida é uma das ações do Governo do Estado para o incentivo ao turismo no interior -Foto: Divulgação Setur-RJ.

Rio- Com o objetivo é facilitar o acesso dos turistas, o Governo do Rio, por meio da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), irá mapear as demandas de sinalização dos pontos turísticos das regiões com maior potencial de visitação do estado.

Com base nas informações colhidas, o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), produzirá projetos de placas indicativas para serem fornecidos gratuitamente aos municípios.

A medida é uma das ações do Governo do Estado para o incentivo ao turismo no interior, principalmente após a pandemia. Para garantir o início do projeto, foi assinado nesta segunda-feira (22/02) um Termo de Cooperação Técnica entre o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.

O acordo prevê que os projetos básicos e executivos de sinalização das placas sejam realizados por técnicos do IEEA. Já a TurisRio irá fornecer toda a infraestrutura necessária, assim como entender as demandas das prefeituras locais. O trabalho está previsto para começar no próximo mês pela região do Vale do Café.

– Os projetos serão entregues seguindo um padrão nacional, o que ajudará os municípios a buscar recursos com o governo federal para a implementação das placas. É uma das medidas que contribuem para o planejamento da retomada do turismo de proximidade e rodoviário nessas regiões, o que é fundamental nesse momento de pandemia – disse Bruno Kazuhiro.

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, considera a iniciativa estratégica em função do atual momento enfrentado pelo setor de turismo.

– Atualmente, percebemos uma tendência do turismo de proximidade como opção do público dos estados próximos como São Paulo e Minas Gerais, além do próprio fluminense. Então, é fundamental que haja essa estrutura, tanto para o turista quanto para a população local – completa Sérgio.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa é essencial para a retomada do setor, principalmente para as regiões do interior.

– A sinalização turística é uma das ações fomentadoras do turismo, prevista no Plano Estratégico da Setur-RJ. Sobretudo no interior, as placas indicativas das regiões são essenciais para que o turista tenha a estrutura necessária para se deslocar e se localizar quando estiver vindo para o Rio de Janeiro – finalizou.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996