Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, em Volta Redonda, recebe a exposição ‘Ação do Tempo’

by Diário do Vale

Volta Redonda – Volta Redonda vai receber mais uma grande exposição de artistas “da casa”. Pense em uma mostra onde o conceito principal é apresentar a transformação da vida, da matéria e dos objetos através da arte. Este é o fio condutor da mostra “Ação do Tempo”, formada por obras dos artistas visuais Anderson de Souza, André Sodré e Antônio Geraldo. Serão fotografias, quadros e instalações que estarão disponíveis para visitação do público entre os dias 14 e 18 de maio, no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, na Vila Santa Cecília.
A curadoria da mostra é do artista visual Anderson de Souza, que foi o responsável por convidar os demais artistas e reunir as obras.
– Apesar do André e o Antônio serem amigos e grandes artistas, a gente nunca havia feito uma exposição juntos, e por eu conhecer a obra dos dois, percebi que mesmo utilizando linguagens diferentes, em determinado momento, estávamos discutindo a mesma coisa em nossos trabalhos, e daí surgiu a ideia de convidá-los – explica Anderson.
André Sodré levará para a exposição uma série de fotografias em preto e branco intitulada “Seco”.
– As fotos provocam uma reflexão sobre a fragilidade da existência, através de imagens de galhos e fragmentos de plantas mortas ou em decomposição. Com isso, faço um recorte sobre a banalidade do tempo, do vigor e dos sentimentos de vida e morte – acrescenta o fotógrafo.
Antônio Geraldo apresentará obras produzidas em 2017, feitas com a técnica de oxidação. Nos trabalhos, que incluem quadros e instalações, o público poderá presenciar o “enferrujamento” e a transformação da matéria. “Esses são meus trabalhos mais novos e fruto de um amadurecimento da minha trajetória”, diz o artista.
Já o artista visual Anderson de Souza exibirá quadros feitos sobre pedaços de folhas de cartazes envelhecidas retiradas das ruas. “O objetivo desta minha série, é mostrar que o papel urbano e a pele humana, desgastam com o tempo”.
Na ocasião o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro também manterá aberto para visitação o acervo permanente da Instituição, composto por fotos e objetos. A exposição “Memórias da Cidade do Aço”, fotografias históricas da cidade de Volta Redonda, faz parte do cardápio cultural da Semana Nacional dos Museus.
– Este é um momento muito especial para a produção artística da cidade. E, nós do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, temos a imensa satisfação de fortalecer o que nos une e identifica, que é a criatividade de nossa gente – afirmou a presidente do Museu, Angela do Bem.
Para Kika Monnteiro, uma das fundadoras do Museu e ex-presidente do ClubeFoto, o Museu está cumprindo sua função social, que é incentivar o olhar crítico sobre o passado visando manifestações artísticas de vanguarda. “Queremos que este evento seja marcante para toda a cidade”, disse Kika.

Coletiva: Exposição é formada por obras dos artistas visuais Antônio Geraldo, Anderson de Souza e André Sodré  (Fotos: Divulgação)

Abertura

Para a abertura do evento, que acontecerá no dia 14 de maio, segunda-feira, a partir das 18h, o Museu preparou um encontro de artes com sarau de poesia e música ao vivo com o Lado B, dos músicos Douglas Malharo e Kika Monteiro.
O agendamento para escolas ou grupos poderá ser feito pelos telefones (24) 3342-6450 ou (24) 99932-4489.

Serviço

A exposição “Ação do Tempo”, de Anderson de Souza, André Sodré e Antônio Geraldo, poderá ser conferida de 14 a 18 de maio, no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, Rua 19, nº 21, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, de 9h às 18h.

‘Ação do Tempo’: Mostra coletiva faz parte do calendário oficial da 16ª Semana Nacional dos Museus

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996