quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - 09:28 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Museu de Arte Sacra, em Angra dos Reis, abre a exposição ‘A fé a serviço da cura: doenças do Brasil Colônia’

Museu de Arte Sacra, em Angra dos Reis, abre a exposição ‘A fé a serviço da cura: doenças do Brasil Colônia’

Matéria publicada em 1 de outubro de 2016, 09:45 horas

 


Angra dos Reis – Em Angra dos Reis, uma exposição tem agradado diversos fiéis. A mostra intitulada “A fé a serviço da cura: doenças do Brasil Colônia” está aberta para visitação no Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis e retrata, através de imagens e dos ex-votos da cidade, a fé dos devotos e a gratidão pelas curas e graças alcançadas. São imagens do século XVII, como as de São Benedito, Santana, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Boa Morte, dentre outras.

Outro destaque da exposição são as peças do acervo de mais de cem ex-votos oferecidos pelos angrenses aos santos de devoção depois de alcançar a cura de doenças graves. Os ex-votos, como são chamadas as peças confeccionadas em madeira, trazem características muito próprias de Angra, pelo formato, papel e tinta utilizados. Neles há a descrição do milagre alcançado e o desenho da pessoa ou da parte de seu corpo que foi curada.

Buscar a cura através da intercessão dos santos é uma prática que se mantém muito viva entre os católicos até os dias de hoje, e é comum nas igrejas e grandes santuários o oferecimento de velas e partes do corpo em cera como agradecimento pela cura ou milagre.

 

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis fica no Largo da Lapa (antiga rodoviária) e a exposição fica aberta ao público até o dia 30 de dezembro, de quarta a sexta-feira, das 9h às 13h30; aos sábados, das 9h às 12h e das 14 às 16h; e domingo, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO

    LEIAM ISAÍAS 42:8 / ISAÍAS 40:19 / JEREMIAS 10 / ÊXODO 20 / SALMO 115 / JOÃO 14:6 / JOÃO 8:32 / APOCALIPSE 21:8 / APOCALIPSE 22:15 / ROMANOS 1:23

Untitled Document