quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 - 02:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Museu Nacional mostra Arte com Dinossauros, no Rio de Janeiro

Museu Nacional mostra Arte com Dinossauros, no Rio de Janeiro

Matéria publicada em 28 de abril de 2015, 06:32 horas

 


Rio de Janeiro –

A exposição Arte com Dinossauros é a mais nova atração do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aberta ao público este mês, a mostra permite que os visitantes conheçam a paleoarte, ou arte paleontológica, por meio do trabalho de escultores e ilustradores que recriam a aparência em vida de animais e plantas fossilizados em rochas. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o paleoartista Maurílio Oliveira, responsável pelo trabalho, os visitantes poderão entender melhor como era a vida na Terra há milhões de anos.

– A temática da exposição é focada na reconstrução de animais extintos, com destaque especial para dinossauros. Para isso, temos esculturas em tamanho real e ilustrações de dinossauros em seus ambientes naturais, mostrando como era nosso planeta – fala.

Maurílio Oliveira disse que o grande diferencial da mostra é o aspecto natural das peças e a possibilidade de tocá-las.

– As peças foram reconstruídas para ter a aparência normal dos animais, de quando estavam vivos. Além disso, os visitantes poderão tocá-las, o que geralmente não ocorre, pela fragilidade das peças. Nesta exposição, será possível sentir a textura da pele do animal e ter uma experiência mais próxima da realidade – diz.

Ele ressaltou a importância do espaço às espécies de dinossauros brasileiros, muito valorizados na mostra.

– É importante enfatizar que o público terá uma grande oportunidade de ver os dinossauros brasileiros, que poucas pessoas conhecem – conta.

Para orientar a visitação, mediadores e estudantes de paleontologia da própria universidade e do museu estão a postos para tirar dúvidas e garantir que o toque nas esculturas ocorra de forma organizada, sem nenhum dano às peças expostas. Criação recente, que já pode ser aproveitada pelas pessoas, é o uso do Passaporte Carioca, que consiste em uma caderneta de bolso com informações sobre 43 museus da cidade, que garante a seu portador acesso gratuito em dias específicos. No caso do Museu Nacional, a entrada é franca para o dono do passaporte às quintas-feiras.

 Serviço

Localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte do Rio, o museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e às segundas, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 e a meia-entrada, R$ 3. Têm direito a pagar meia estudantes, menores de 21 anos e maiores de 60 anos. Crianças até 5 anos e portadores de necessidades especiais têm gratuidade garantida todos os dias.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document