Músicos terão a oportunidade de dividir o palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira

by Diário do Vale

Sul Fluminense – A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país, abrirá espaço em seu palco para até 20 músicos de três cidades do interior do Rio de Janeiro: Barra do Piraí, Guapimirim e Paracambi. Os músicos residentes nos municípios, interessados em participar de masterclasses, workshops e, no final do ciclo, tocar em um concerto junto com a OSB, devem se inscrever, gratuitamente, nesta segunda-feira, dia 26 de março, em suas respectivas cidades. A ação faz parte do Conexões Musicais, um projeto de responsabilidade social e de acessibilidade cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Os músicos interessados devem comparecer aos locais designados munidos de documento de identidade e comprovante de residência. Cinquenta músicos serão pré-selecionados em cada cidade, pelas respectivas Secretarias de Cultura, e, posteriormente, serão audicionados por integrantes da OSB. Até 20 poderão ser escolhidos para tocar junto com a Orquestra, em concertos em cada uma das cidades. Eles participarão de workshops, masterclasses e de um ensaio com a OSB, no Rio de Janeiro, antes da grande apresentação.
A culminância se dá com um grande evento em um espaço público da cidade onde, antes do concerto da OSB (contando com a participação de até 20 músicos locais), grupos musicais do município, como bandas de fanfarra, bandas militares e orquestras se apresentam também. Uma surpresa que a Orquestra Sinfônica Brasileira prepara é a execução do hino da cidade e de obras de compositores de cada comunidade.
– Nosso grande objetivo é jogar luz sobre as instituições musicais dessas localidades, bem como aos músicos e grupos atuantes de cada cidade. Embora a sede na Orquestra Sinfônica Brasileira seja no Rio de Janeiro, o próprio nome já sugere: Somos uma orquestra do Brasil – explica o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar.
Além disso, o projeto Conexões Musicais também proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa “Orquestra em Sala”. Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para prepararem seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.
As primeiras ações do projeto aconteceram no fim de 2017, nas cidades de Japeri e Volta Redonda. O resultado foi tão positivo que os membros da OSB estão ansiosos para vivenciar novamente a experiência.
– A música impacta a todos da mesma forma. Não importa se você já teve muito ou pouco contato com a música clássica. O Conexões Musicais permite que todos nós tenhamos a mesma experiência… Nós da Orquestra, os músicos convidados, o público – conta, entusiasmado, o maestro Lee Mills.
Em 2018 o projeto pretende alcançar seis municípios. No primeiro semestre, Guapimirim, Barra do Piraí e Paracambi serão as contempladas, mas já no segundo semestre será a vez de Barra Mansa, Cachoeiras de Macacu e Mangaratiba receberem a iniciativa, que em breve terá abrangência nacional.
A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, a Vale, a Eneva e a Brookfield como patrocinadoras.

Música: Primeiras ações do projeto aconteceram no fim de 2017 (Foto: Divulgação)

Música: Primeiras ações do projeto aconteceram no fim de 2017 (Foto: Divulgação)

Sobre a OSB

Fundada em 1940 pelo Maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país, sendo reconhecida pelo pioneirismo de suas ações: primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
As missões institucionais da OSB contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de cinco mil concertos realizados durante 78 anos de trajetória.
Além de ter revelado nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, a OSB também contou em sua história com a colaboração de alguns dos maiores artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros.

Serviço

Inscrições para o projeto Conexões Musicais
Dia 26 de março de 2018
Locais:
Barra do Piraí
Local: Sociedade Musical Moreira Lopes (Rua Tiradentes, 148 – Centro)
Horário: Das 10h às 21h
Guapimirim – Secretaria Municipal de Cultura (Rua Itacoatiara, 99 – Centro)
Horário: Das 9h às 17h
Paracambi – Escola de Música Villa Lobos (Rua Sebastião de Lacerda, s/nº – Boqueirão)
Horário: Das 10h às 17h

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996