Neste mês, o Sesc Paraty recebe dois espetáculos para abrir o Palco Giratório 2018

by Diário do Vale

Paraty – Como já é costume, Paraty, além de suas belezas naturais, abriga muita cultura. Neste ano o Palco Giratório comemora 21 anos e convida a todos para assistir a dois espetáculos agendados para o Sesc Paraty: “Looping: Bahia Overdub” no dia 19, às 19h, na Unidade Sesc Silo; e “Clake”, dia 21 de maio, às 16h, no Largo de Santa Rita.
A programação do Palco Giratório 2018 abriga, além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma agenda de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedora, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.
O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país.
Neste ano, os espetáculos selecionados pela curadoria têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. Apoiar manifestações artísticas voltadas para o desenvolvimento cultural e a democratização da cultura nacional é um compromisso do Sesc.

Programação

– De 15 a 17/05, das 9h às 13h, Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita – Oficina Looping e overdub: pensamento sonoro e pensamento coreográfico
Encontro para a criação a partir dos procedimentos de repetição e acumulação desenvolvidos no processo de construção do espetáculo “Looping: Bahia Overdub”. Nesta proposta são realizadas práticas de sensibilização e expansão da escuta, laboratório de criação colaborativa e composição de movimentos e sonoridades. Público-alvo: artistas e estudantes interessados em dança, teatro, música e performance.
Carga horária: 12 horas
Ministrantes: Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino
Número máximo de participantes: 25
As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou através do e-mail ([email protected]).

– Dia 18/05, 14h, Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita – Pensamento Giratório
Como fazer juntos? Reflexão sobre arte participativa, práticas de colaboração e possibilidades de mediação entre artistas e públicos. Estas questões, presentes no espetáculo “Looping: Bahia Overdub”, se expandem para um debate mais amplo, que perpassa experiências artísticas, projetos curatoriais e processos de formação.
Mesa com as participações dos artistas Felipe de Assis e Rita Aquino e da bailarina paratiense, Vanda Mota.

– Dia 19/05, às 19h, na Unidade Sesc Silo – Espetáculo “Looping: Bahia Overdub”
Indicado ao Prêmio Bravo! na categoria Melhor Espetáculo de Dança e considerado pelo jornal O Globo um dos dez melhores espetáculos de dança no Rio de Janeiro em 2016. “Looping: Bahia Overdub” participou de importantes festivais e eventos nacionais e internacionais. O espetáculo trata da festa, dança e política. As festas do largo de Salvador e suas contradições. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-política.
Artistas: Rita Aquino, Jaqueline Elesbão, Laís Oliveira, Bruno de Souza, Talita Gomes, Felipe Assis e Ed Brass.

– Dia 21/05, 16h, Largo de Santa Rita – “Espetáculo Clake”
Espetáculo cômico do Grupo Amarillo (SP), que desde 1997, desenvolve uma pesquisa diferenciada com base na figura do palhaço excêntrico musical. Último trabalho dirigido por Domingos Montagner, que estreou em 2012, que evidencia a performance da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio.
Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.
Elenco: Marcelo Lujan e Pablo Nordio
Figurinos: Dani Garcia
Criação: Circo Amarillo (Pablo Nordio e Marcelo Lujan)

 

 

Sesc Paraty: ‘Looping: Bahia Overdub’ e ‘Clake’ são as atrações principais de maio do Palco Giratório 2018 (Fotos: Divulgação)

Serviço

Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico)

Unidade Sesc Silo (Rua D, 30 – Vila D. Pedro I)

Todas as atividades são gratuitas

Mais informações pelos telefones: (24) 3371-4516 e 3371-8415

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996