O encontro de Lancelot com o cangaceiro Lampião

by Diário do Vale
Bonito: Ilustrações reforçam o choque cultural (Foto: Divulgação)

Bonito: Ilustrações reforçam o choque cultural (Foto: Divulgação)

Sir Lancelot é um personagem da lenda do Rei Arthur e dos cavaleiros da távola redonda. O personagem vive na Europa, no início da idade média. Bem longe do universo de Lampião, o mais famoso dos cangaceiros brasileiros, cujo ambiente é o sertão nordestino, na primeira metade do século XX. Mas não há nada que a imaginação não possa conseguir. No livro infantil “Lampião & Lancelot” o escritor Fernando Vilela imaginou o encontro dos dois personagens e com isso ganhou o prêmio Jabuti, em 2007. Agora, nove anos depois, o livro ganha uma reedição da Zahar, com todas as ilustrações e o formato do original.

A história começa quando Lancelot é enganado pela grande feiticeira Morgana, a arqui-inimiga do rei Arthur. Com um de seus feitiços Morgana faz o herói viajar no tempo, indo parar no sertão nordestino. Lá ele encontra Lampião e tem início o confronto. Primeiro com palavras, depois com lutas e danças. Os personagens secundários, como Maria Bonita, a rainha Guinevere e o mago Merlin também entram na história.

Misturando os dois universos, o autor usa as rimas do cordel nas falas e descrições dos personagens e a narrativa épica medieval na viagem do Lancelot. As ilustrações são outra parte interessante do livro. Fotografias de época e xilogravuras são usadas para mostrar o mundo dos cangaceiros. Enquanto o universo de Lancelot ganha vida com armaduras antigas e ilustrações de pintores renascentistas. O cobre dá o tom do universo de Lampião, a prata é a cor predominante no mundo de Lancelot.

Além de prêmios no Brasil “Lancelot e Lampião” ganhou o Bologna Ragazzi na Itália. A edição da Zahar tem 56 páginas e custa em torno de R$ 55. É um livro interessante para o público infanto-juvenil pelo tema do choque de culturas, os textos poéticos e a parte gráfica, com as ilustrações cativantes.

O mercado do livro infanto-juvenil é um dos mais desenvolvidos atualmente e as editoras têm investido forte nesse setor. As crianças que curtiram as aventuras do cachorro que deu a volta ao mundo no “Conteiner” vão gostar desta aventura de Lancelot na caatinga

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996