segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 21:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / O filme da Lady Gaga e o novo desenho da Disney

O filme da Lady Gaga e o novo desenho da Disney

Matéria publicada em 24 de novembro de 2021, 16:14 horas

 


“Encanto” busca inspiração no realismo mágico da literatura latino-americana

Flores: A casa mágica nas montanhas da Colômbia

Depois de passar anos tentando cativar o público chinês, a Disney faz um desenho inspirado na literatura e nos costumes da esquecida América Latina. “Encanto” é a história de uma família com poderes mágicos que vive numa casa encantada nas montanhas da Colômbia. E o espectador vai perceber que os roteiristas andaram lendo alguns dos livros do Gabriel Garcia Marques. A outra estreia da semana é “Casa Gucci”, um filme do Ridley Scott, que resolveu esquecer os aliens por algum tempo e filmar um drama passado no mundo da alta costura italiana. E com a cantora lady Gaga como protagonista principal do filme.

“Encanto” mostra suas referências logo no trailer. Uma poeira mágica cai sobre o logotipo da Disney e se transforma em borboletas amarelas, numa referência ao romance “Cem anos de solidão” do Garcia Marques. Estamos na Colômbia, no mundo do realismo fantástico latino-americano.  Mirabel é uma jovem que vive com sua família, os Madrigal, em uma casa mágica, coberta de flores. Todo mundo na família tem algum tipo de poder. A mãe tem super-força e consegue levantar dois pianos com suas mãos. Outros tem o poder de cura, e a irmã de Mirabel é perfeita em tudo.

E eles vivem felizes, cercados de animais como onças, capivaras e tucanos domesticados pelo poder mágico da casa. Exceto Mirabel que não recebeu nenhum poder da casa. Ela se sente discriminada, mas logo tudo vai mudar. A magia da casa começa a desaparecer e só Mirabel poderá salvar a todos. O filme lembra muito “Viva, a vida é uma festa” de 2017 que focalizava o folclore mexicano do Dia dos Mortos, mas não é tão sombrio. Como todo longa de animação da Disney, “Encanto” é cheio de canções do compositor Lin-Manuel Miranda e o visual é super-colorido. Uma boa opção para crianças e adultos.

Já “Casa Gucci” tem a assinatura do Ridley Scott. Um diretor que ficou famoso com filmes de ficção científica como “Alien: o oitavo passageiro” e “Blade Runner: O caçador da androides”. Recentemente Scott andou revisitando esses mundos de pesadelo com inúmeras sequencias, que não conseguiram se igualar aos originais. Deve ser por isso que ele resolveu tirar uma folga dos mundos futuristas e dos monstros espaciais. E se voltou para um livro de Gay Forden sobre um crime envolvendo a família Gucci, dona de um império da alta costura na Itália.

Scott deu o papel principal do drama para a cantora Lady Gaga. Que já tinha ensaiado seus dons de atriz no remake do “Nasce uma estrela” que lhe valeu um Oscar.

Aqui Gaga faz o papel de Patrizia Reggiani, uma moça pobre, que, por uma reviravolta do destino, acaba se casando com um membro da rica família Gucci. Do seu mundo monótono da periferia de uma cidade italiana, Patrizia é catapultada para um universo de festas fabulosas, desfiles de moda e carros esporte de luxo. Ambiciosa, a moça começa a desvendar o legado da família e embarca numa trajetória de decadência, traição, vingança e finalmente assassinato. Esse tema, do estranho que entra em uma família abastada e provoca uma tragédia, foi abordado com sucesso naquele filme coreano premiado “O parasita”. Aqui muda o cenário e temos o mundo da alta costura da Itália.

O elenco de Casa Gucci tem uma série de atores talentosos, como Al Pacino, Jeremy Irons, Salma Hayek e Jared Leto (Que vimos recentemente em Duna). A crítica não se entusiasmou muito mas o desempenho da Lady Gaga recebeu elogios. De resto vamos torcer para que o festival do cinema francês, Varilux, que esta lá em Macaé, venha aqui para a nossa região. Tem vários filmes interessantes.

 

 

Jorge Luiz Calife

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document