segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / ‘O Jogo da Imitação’ ‘Sniper Americano’ e ‘A Teoria de Tudo’ chegam finalmente aos cinemas

‘O Jogo da Imitação’ ‘Sniper Americano’ e ‘A Teoria de Tudo’ chegam finalmente aos cinemas

Matéria publicada em 26 de fevereiro de 2015, 07:34 horas

 


Vencedor do Oscar, ‘Birdman’ é ignorado pelos distribuidores

Jorge Luiz Calife

jorge.calife@diariodovale.com.br

 

Depois da entrega das estatuetas do Oscar, domingo passado, os filmes concorrentes chegam finalmente aos cinemas. “O Jogo da Imitação”, “A Teoria de Tudo” e “Sniper Americano” são as principais novidades da semana. Curiosamente, o grande vencedor do Oscar, “Birdman” do Alejandro Iñárritu continua sendo ignorado pelos distribuidores. Além do trio de concorrentes ao Oscar temos “Superpai”, comédia brasileira com o Rafinha Bastos e o novo desenho da Tinker Bell, aquela loirinha que já foi conhecida como Sininho.

 

‘Sniper Americano’

 

Mas vamos aos filmes. “Sniper Americano” é um drama sobre a segunda guerra do Iraque dirigido pelo Clint Eastwood, que adora filmes de guerra e ação. A história real reconstitui as ações do atirador de elite Chris Kyle, que matou 250 inimigos durante a invasão do Iraque. Foi considerado o atirador mais letal de toda a história militar dos Estados Unidos. Mas como muitos combatentes Kyle não se adaptou a vida civil. Quando a guerra terminou ele passou a ser atormentado pelas lembranças e terminou sua vida assassinado por outro veterano da guerra.

No elenco Bradley Cooper faz o atirador e Sienna Miller (A bela Baronesa do G.I.Joe) a sua esposa. Embora concorresse a seis estatuetas “Sniper Americano” só ganhou o prêmio de melhor edição de som. Mas para quem gosta de filme de guerra a produção é bem realista e interessante mostrando um lado do conflito no Iraque que ainda não tinha sido focalizado no cinema. Principalmente o duelo de Kyle com um atirador da Al Quaeda.

 

‘O Jogo da Imitação’

 

“O Jogo da Imitação” também tem uma guerra como pano de fundo, mas é diferente. É a história do matemático britânico Alan Turing que decifrou os códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Benedict Cumberbatch é Turing e Keira Knightley faz o papel de Joan Clarke, uma especialista em códigos da equipe que trabalhou com ele.

O filme do diretor Morten Tyldum foi rodado em Londres, nos cenários onde a história de Turing realmente aconteceu. Os aliados precisavam decifrar o código Enigma para saber aonde as forças armadas alemães atacariam. O sistema Enigma usava uma máquina de criptografia cujas chaves eram alteradas diariamente. Depois que os britânicos capturaram uma dessas máquinas a equipe de Turing foi encarregada de quebrar o código pelo serviço secreto britânico. O filme alterna as cenas do trabalho de Turing e sua equipe com a juventude do cientista e sua vida melancólica após a guerra.

“O Jogo da Imitação” concorreu a oito estatuetas e ganhou a de melhor roteiro adaptado.

 

‘A Teoria de Tudo’

 

Já “A Teoria de Tudo” mostra a juventude do físico britânico Stephen Hawking, seu casamento com a jovem Jane e sua luta contra a doença que o deixou paralítico e deformado em uma cadeira de rodas. Hawking é conhecido pelos seus trabalhos sobre cosmologia e na teoria dos buracos negros, mas o filme passa longe da pesquisa que o tornou famoso e mantem o foco na vida pessoal do cientista.

Eddie Redmayne interpreta Hawking no início da doença e Felicity Jones a sua namorada e depois esposa. Redmayne está tão parecido com Hawking que o cientista não conseguiu distinguir a diferença entre as fotos com o ator e com ele mesmo.

 

‘Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca’

 

Para as crianças tem “Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca” onde as fadas se envolvem com a criatura do título, que não é realmente má ou ameaçadora apenas incompreendida. Sininho ou Tinker Bell surgiu como coadjuvante do Peter Pan, mas tornou-se tão popular que ganhou uma série de filmes só para ela. Diz à lenda que a versão da Disney foi inspirada na atriz Marilyn Monroe, que fazia muito sucesso na época do primeiro filme, em 1953. A Disney nega e diz que ela é baseada na modelo Margaret Kerry.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document