O terror clássico do Edgar Allan Poe

by Diário do Vale

Adolescente adora histórias de terror. A minha geração conheceu a obra de Edgar Allan Poe através dos filmes que passavam na sessão coruja. Onde histórias clássicas como “O Corvo” ganhavam vida e cor na interpretação de atores como Vincent Price e Peter Lore. Depois de ver os filmes tentávamos ler os contos, na versão original, mas a única edição brasileira, naquela época, era da editora Melhoramentos, que tinha as histórias bem condensadas e resumidas.

Agora dá para ler tudo na versão completa no livro “Medo Clássico” da Editora Darkside. O citado “Corvo”, por exemplo, vem com o texto em inglês e duas traduções. O livro tem as versões em português feitas por Machado de Assis, em 1883, e Fernando Pessoa em tempos mais modernos. E um prefácio da obra escrita pelo poeta Charles Baudelaire, que era um grande admirador do escritor americano e traduziu sua obra para o francês.

Edgar Allan Poe viveu no século XIX, entre 1809 e 1843 e adorava criar histórias macabras. O século XIX foi a era de ouro da literatura de terror e também produziu clássicos como o Frankenstein da Mary Shelley e o Drácula de Bram Stoker. Como no caso desses autores a obra de Poe foi muito adaptada para o cinema em filmes do diretor Roger Corman como “A queda da casa de Usher”, “O túmulo de Ligeia” e “O gato preto”.

Para o leitor moderno, que não conhece Poe, a reedição dos textos completos pode ser algo bom ou ruim, dependendo do leitor. Poe era muito detalhista a gastava páginas inteiras descrevendo um cenário ou uma determinada situação. O que pode deixar entediada a garotada de hoje, que está acostumada a histórias curtas e concisas, como nos livros do Stephen King. Mas para esses existem as versões resumidas da Melhoramentos, que ainda podem ser encontradas nos sebos.

Como no caso dos clássicos da editora Zahar, o livro da Darkside tem uma ótima edição, com uma capa preta bem sinistra e uma tradução caprichada. O preço está em torno dos R$ 37 o que não assusta ninguém

Sinistro: O terror de Poe na versão integral

Sinistro: O terror de Poe na versão integral

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

2 comments

Anderson 22 de setembro de 2017, 09:53h - 09:53

Estas edições da DarkSide são excelentes, a editora está de parabéns. Indico a edição deles de Frankenstein, também belíssima. Esta edição do Edgar Alan Por é o primeiro volume, o segundo deve ser lançada ainda este ano.
Vai sair também uma dos contos do H. P. Lovecraft, outro mestre do gênero com contos clássicos como O Despertar de Cthulhu.

الفتح - الوغد 20 de setembro de 2017, 07:11h - 07:11

Já li alguns livros de Poe, curiosamente também em minha adolescência. Muito bom autor!… O começo da narrativa é meio maçante, mas na medida que a leitura evoluiu vc não quer largar, quer saber o que acontece depois… A diferença de Poe para vários outros grandes escritores é que ele enfatiza o enredo em vez da caracterização dos personagens. Não há figuras marcantes em suas obras…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996