O terror e o último filme do Woody Allen

by Diário do Vale
Romance: Kristen Stewart na Hollywood dos anos de 1930

Romance: Kristen Stewart na Hollywood dos anos de 1930

A principal novidade no circuitão é “O Homem nas Trevas”. Filme de terror do diretor Fede Alvarez (o mesmo de Evil Dead) sobre jovens que tentam roubar a residência de um velho cego. Acontece que o idoso é veterano de guerra e não é tão indefeso quanto eles pensam. No Gacemss tem “Um Dia Perfeito” sobre um grupo de agentes humanitários enfrentando os horrores da burocracia e da guerra nos Balcãs. Diante de tanto horror, só assistindo ao último filme do Woody Allen, “Café Society” sobre a vida em Hollywood na década de 1930.

Mas vamos começar pelo horror. Rocky (Jane Levy) é uma daquelas mocinhas de filme para adolescente que vive com a irmã em algum lugar dos Estados Unidos. Ela tem uns amigos barra pesada que vivem de assaltar residências. Um dia eles convencem a garota a participar de um assalto que vai render uma bolada para o grupo. Os rapazes ficaram sabendo que um velho cego, que mora sozinho em uma casa em ruínas, recebeu uma fortuna da seguradora. E esta guardando o dinheiro em um cofre.

Rocky e seus dois colegas de crime invadem a casa do homem no meio da noite. E não encontram exatamente o que esperavam. O cego (Stephen Lang, de “Avatar”) é um veterano de guerra cheio de truques. E tem um cachorro muito bravo como companhia. No lugar de aterrorizar o ceguinho os jovens passam a ser perseguidos por ele. E logo a mocinha percebe que pode não viver para ver o dia amanhecer.

O diretor Fede Alvarez é um especialista em filmes de suspense e terror. E cria um cenário assustador com truques sonoros para deixar a plateia pulando nas poltronas. Produção barata “O Homem nas Trevas” foi muito elogiado pelos fãs do gênero e não deve desapontar o seu público.

“Um Dia Perfeito”, em cartaz no Gacemss, fala de um outro tipo de horror, muito conhecido pelos povos da Europa. Durante uma guerra nos Balcãs um grupo de agentes humanitários trabalha em uma aldeia das montanhas, tentando prestar ajuda a população. Eles descobrem um homem morto dentro do poço de onde os moradores tiram água. É preciso remover o cadáver, antes que ele contamine toda a água. Mas o que parece uma tarefa simples, esbarra na burocracia local. Dirigido pelo espanhol Fernando León de Aranoa, “Um Dia Perfeito” é baseado em experiências reais dos voluntários que atuaram na guerra da Bósnia, durante a década de 1990.

Menos terror

Quem preferir uma diversão menos estressante nesses tempos de crise só tem como opção o filme do Woody Allen. “Café Society” conta a história de um rapaz de Nova York, Bobby (Jesse Eisenberg) que vai para Hollywood, na década de 1930, onde seu tio é um poderoso agente das estrelas do cinema. Enquanto tenta conseguir emprego na agência do tio ele acaba se apaixonando pela secretária (a Kristen Stewart dos filmes do “Crepúsculo”). O problema é que ela já está envolvida com outro homem.

Woody Allen ficou famoso com suas comédias existencialistas, filmadas no século passado. Na última década ele anda exercitando uma nostalgia de tempos que não viveu. Como em “Meia Noite em Paris” onde fez o Owen Wilson viajar no tempo até a Paris da década de 1930. Quando a cidade francesa era o ponto de reunião de grandes escritores e intelectuais americanos.

Em “Café Society” Allen tenta recriar a vida em uma Hollywood que não conheceu. Woody Allen tinha cinco anos de idade quando a década de 1930 terminou. Sua visão de Paris, ou da Hollywood daquela época, é baseada em filmes e documentários antigos. Mas é interessante ver um cineasta como ele, que sempre desprezou Hollywood, fazer um filme sobre os anos dourados daquela cidade.

Terror: O assalto que não deu certo

Terror: O assalto que não deu certo

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996