terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Orquestra de Cordas de Volta Redonda participa do 22º Rio International Cello Encounter

Orquestra de Cordas de Volta Redonda participa do 22º Rio International Cello Encounter

Matéria publicada em 26 de agosto de 2016, 09:00 horas

 


Concerto especial acontece neste sábado no Cine 9 de Abril, com entrada gratuita

Especial: Regência do espetáculo será da maestrina Sarah Higino e terá a participação de solistas nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)

Especial: Regência do espetáculo será da maestrina Sarah Higino e terá a participação de solistas nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do projeto Volta Redonda Cidade da Música, fará um concerto especial neste sábado, dia 27, às 19h30, no Cine 9 de Abril. A apresentação faz parte do 22º Rio International Cello Encounter – Festival Internacional de Violoncelos, que acontece na cidade do Rio de Janeiro e em três municípios do Estado, até 5 de setembro.  A regência do espetáculo será da maestrina Sarah Higino e terá a participação de solistas nacionais e internacionais. Vão se apresentar junto com os alunos do projeto os solistas David Chew (Inglaterra), que é o diretor geral do Festival, além dos americanos Hans Twitchell e David Haughey, e o argentino Tito Carterchini, com destaque para as alunas que são monitoras do projeto, Mariana Pimenta e Luanda Maia.

No programa estão obras de Bach, Vivaldi, Vaughan Williams, Carlos Gomes, Piazzola, entre outros, segundo explicou a regente, acrescentando que a entrada é gratuita e por isso não haverá a distribuição de ingressos.

– Pedimos a compreensão para que dentro do horário todos já estejam acomodados para iniciarmos o concerto de acordo com a programação – disse Sarah.  A maestrina explicou ainda que mais dois eventos estão dentro da programação do Festival Internacional em Volta Redonda, realizados na sede do Projeto Cidade da Música, na Avenida Graham Bell, nº 89, no bairro Vila Mury.

– Os alunos do Cidade da Música participarão de materclasses com os solistas convidados. Um encontro foi ontem, um será hoje e o próximo amanhã. Ontem ainda aconteceu o Recital: Quarteto Lindarte. Esta apresentação teve a participação da pianista Linda Bustani e os músicos brasileiros Michel Bessler e Bernardo Fantini, além do inglês David Chew – afirmou.

Segundo a maestrina, a apresentação do Cine 9 de Abril é considerada especial, pois será uma grande oportunidade do público assistir um espetáculo com padrão internacional.

– Além dos solistas renomados, nós destacamos os alunos do projeto, que estão motivados. O Cello Encounter é sempre um grande aprendizado para todos nós e estamos orgulhosos em participar do Festival – disse, destacando que o ensino da música é levado a mais de quatro mil alunos das escolas municipais de Volta Redonda.

Cello Encounter

O Rio Cello foi criado em 1994 pelo violoncelista inglês e condecorado pela Rainha da Inglaterra, radicado no Brasil, David Chew. O projeto completa 22 anos de luta e história com muitas novidades e sempre com apresentações gratuitas.

– A cada ano conseguimos atingir um público maior e mais diversificado e estar presente em comunidades diversas, onde acreditamos poder mudar através da educação musical a vida destas crianças – disse o violoncelista.

O Cello Encounter fará apresentações e workshops gratuitos em diversos pontos da capital do Rio de Janeiro, além de Cabo Frio, Volta Redonda, Barra Mansa e Fortaleza, sempre tendo o “Cello” como personagem principal. “Desde sua 1ª edição, em 1994, o Rio Cello já promoveu mais de 700 apresentações e 600 horas de workshops, reunindo cerca de seis mil músicos, 600 estudantes e jovens músicos para um público estimado de 350 mil pessoas”, completa Chew.

Cidade da Música

O projeto Volta Redonda Cidade da Música, fundado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, tem o apoio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e SME (Secretaria Municipal de Educação), atendendo cerca de quatro mil estudantes nas escolas públicas do município.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document