segunda-feira, 21 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Orquestra Sinfônica de Barra Mansa passeia por obras da Rússia e Alemanha em concerto na Igreja Matriz

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa passeia por obras da Rússia e Alemanha em concerto na Igreja Matriz

Matéria publicada em 9 de maio de 2017, 12:56 horas

 


Barra Mansa – A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua sua viagem musical pelo mundo, com obras e convidados de diversas regiões. No concerto de maio da temporada oficial, a OSBM passeia pela Rússia e Alemanha, levando seu público a uma experiência única. Esta viagem musical acontece nesta terça-feira, dia 9, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita. Para realizar esta viagem através da música, a OSBM selecionou obras de compositores consagrados na Rússia e Alemanha, Gliére e Schumann. Sob regência do maestro Vantoil de Souza, o concerto inicia e se encerra com obras do compositor alemão Robert Schumann. O compositor, que iniciou carreira na música como pianista, consolidou-se com suas sinfonias e uma delas encerra o concerto da OSBM, a Sinfonia nº 1, conhecida como Sinfonia da Primavera.

Representando a Rússia, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa interpreta o difícil Concerto para Soprano Coloratura e Orquestra, de Reinhold Gliére. A obra exige a participação de uma solista soprano, o tipo de voz feminina mais aguda e de maior alcance vocal entre todas as vozes. A convidada para ser a solista da obra é a cantora lírica Yasmini Vargaz.

A solista foi considerada a Melhor Voz Feminina, em 2016, ao vencer o IX Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos de São Paulo. Yasmini Vargaz, desde 2011, participa de concertos do Natal Luz de Gramado e atua como solista junto à Orquestra Sinfônica de Gramado. Como concertista, cantou árias das personagens Giungia, de Lúcio Silla; Vênus, de Ascanio in Alba; Donna Anna, de Don Giovanni; e Julieta, de Romeu e Julieta. Em janeiro deste ano, Yasmini cantou Le Nozze di Fígaro, no papel de Condessa Almaviva, sob regência do maestro Cláudio Ribeiro.

Antes de Barra Mansa, o público do Rio de Janeiro conferiu este mesmo concerto, na Sala Cecília Meireles. A apresentação fez parte da temporada da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na cidade maravilhosa, que inclui concertos na Sala Cecília Meireles e no Theatro Municipal.

Viajando com a música: OSBM recebe a soprano Yasmini Vargaz para interpretar obra de Gliére (Foto: Divulgação)

Viajando com a música: OSBM recebe a soprano Yasmini Vargaz para interpretar obra de Gliére (Foto: Divulgação)

Temporada ‘OSBM pelo mundo’

Depois de utilizar as cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

 

Serviço

O concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acontece nesta terça-feira, dia 9, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. A entrada do público é gratuita. Mais informações pelo telefone (24) 3323-8509.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document