>
domingo, 7 de agosto de 2022 - 15:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto ‘Paisagens da Páscoa’ na Igreja Matriz

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto ‘Paisagens da Páscoa’ na Igreja Matriz

Matéria publicada em 14 de abril de 2015, 06:39 horas

 


No concerto de abril da temporada oficial da OSBM o tema central é a celebração da Páscoa, com os solistas Fábio Presgrave e Daniel Guedes

(Foto: Fabrício Rezende)

(Foto: Fabrício Rezende)

Barra Mansa – 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa reuniu clássicos de Korsakov, Brahms e Mendelssohn para celebrar a ressurreição de Cristo, em seu concerto “Paisagens da Páscoa”. A celebração em forma de concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, palco da temporada oficial da orquestra, hoje (14), às 20h, com entrada gratuita. O programa do concerto inclui “A Grande Páscoa Russa”, de Korsakov, uma obra que, através de cantos religiosos, remete à ressurreição de Cristo. O violoncelista Fábio Presgrave e o violinista Daniel Guedes são os solistas convidados da noite. Os músicos atuam junto à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no “Concerto para Violino e Violoncelo Op. 162”, de Brahms.

Regida pelo maestro e seu diretor artístico, Vantoil de Souza Júnior, a Orquestra apresenta este concerto de celebração, que se encerra com a “Sinfonia nº 5, em ré menor, Op. 107”, de Mendelssohn.  Os convidados da noite são músicos jovens que despontaram no cenário musical. Daniel Guedes iniciou seu estudo de violino aos setes anos e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Formado pela Manhattan School of Music, de Nova York, Daniel é considerado o “Nelson Freire do violino”.

Fábio Presgrave é Doutor em Música pela Unicamp e Mestre em Performance pela Juilliard School of Music, também de Nova York. O violoncelista apresentou-se como solista junto a diversas orquestras como OSB, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, entre outras. Este ano, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa comemora 10 anos e preparou, além da temporada oficial, diversas apresentações especiais em Barra Mansa, nos bairros, e na região Sul Fluminense. Em junho, a OSBM se apresenta com a Companhia de Balé Bolshoi em sua turnê no Brasil.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Em recente apresentação da Orquestra no programa Esquenta, da Rede Globo, o processo de formação musical e a revolução social realizada pelo Projeto em Barra Mansa foram destaques.

 Serviço

OSBM 10 anos, se apresenta hoje (14), às 20h, na Igreja Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Regência: Maestro Vantoil de Souza

Programa

A Grande Páscoa Russa, Nikolai Rimsky-Korsakov

Concerto para violino e violoncelo, Op. 102, Johannes Brahms

Sinfonia nº 5 em ré menor, Op. 107, Felix Mendelssohn Bartholdy

 Solistas

Fábio Presgrave, violoncelo

Daniel Guedes, violino


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Olhem o programa! Me impressiona o altíssimo nível dessa orquestra. Imperdível para quem puder ir.

Untitled Document