Os animais fantásticos do mundo de Harry Potter

by Diário do Vale
‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’: No mundo fictício do Harry Potter o livro teria sido escrito em 1927 (Foto: Divulgação)

‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’: No mundo fictício do Harry Potter o livro teria sido escrito em 1927 (Foto: Divulgação)

Chega esta semana aos cinemas o novo filme da franquia do Harry Potter. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” é baseado em um livro que foi escrito em 2001 para servir de companheiro para a série de romances sobre o mágico britânico. Agora, vai virar uma série de cinco filmes sobre as aventuras do jovem mago Newt Scamander, que viveu setenta anos antes de o Harry Potter ler o livro dele na escola de mágica de Hogwarts.

No mundo fictício do Harry Potter o livro teria sido escrito em 1927, sendo adotado na escola de magia de Hogwarts. Quando Harry entrou para a escola, na década de 1990, o livro estaria em sua 52ª edição. Na verdade é tudo um meio da escritora J.K.Rowling ganhar mais dinheiro com seus personagens. Como todos os livros do Harry Potter já foram filmados, ela criou um novo personagem, com uma leve conexão com ele. Ainda que a escritora garanta que não se trata de um “prequel” como eles dizem em Hollywood.

Com “Animais Fantásticos e Onde Habitam” J.K.Rowling faz sua estreia como roteirista. Foi ela mesma que adaptou o livro para o cinema. Eddie Redmayne faz o papel de Newt Scamander e a série de filmes terá a participação do astro Johnny Depp no papel de Gellert Grindwald. Outros nomes famosos no elenco incluem Colin Farrell como Percival Graves e Jon Voight como Henry Shaw. Ao contrário do Harry Potter, que vive suas aventuras na Inglaterra moderna, do início do século XXI, Scamander é um herói dos anos de 1920 e vive em meio a comunidade de magos norte-americanos sediados em Nova York. O que exigiu uma boa reconstituição de época da parte dos desenhistas de produção. Boa parte das filmagens foi feita na cidade inglesa de Liverpool (famosa pelos Beatles) que foi transformada na Nova York de 1925.

Os magos americanos não chamam os não-magos de “trouxas” como na escola britânica do senhor Potter. Nos EUA eles são chamados de No-maj que quer dizer, simplesmente, não-mágicos. O livro original não é um romance, é apenas um livro de referência sobre os animais fantásticos do universo da escritora. Na literatura a criação de um livro texto fictício, que não é parte do romance principal, é chamada de “documento falso” como bem nos lembra a Wikipédia.

O que significa que, para transformar esse catálogo de animais imaginários em uma série de cinco filmes, a autora teve que criar toda uma nova história com novos personagens. E só nos resta esperar para ver se vai repetir o sucesso dos livros de Potter, que foram mania entre os jovens e adolescentes na primeira década deste século.  O diretor Alfonso Cuarón tinha manifestado o desejo de dirigir o filme, mas acabou sendo substituído por  David Yates, que dirigiu alguns dos últimos filmes da série de Potter.

Os novos personagens incluem a maga Tina Goldstein (Katherine Waterston) que trabalha para o Congresso de Magia dos Estados Unidos em uma função bem abaixo do seu nível de habilidades. Percival Graves, chefe de segurança do Congresso de Magia, cuja função é proteger os magos e impedir que a sociedade fique sabendo sobre eles, e Mary Lou Barebone (Samantha Morton) a sinistra líder da Sociedade Filantrópica de Nova Salen cujo objetivo é perseguir e matar todas as bruxas e magos. Outro vilão da história é Gellert Grindwald (o personagem confiado ao Johnny Depp) um perigoso mago que só perde para o Valdemort da história do Harry Potter.

A música ficou a cargo do compositor James Newton Howard, que trabalhou na série dos “Jogos Vorazes” e compôs os temas da trilogia do Batman, do Christopher Nolan. Nos Estados Unidos “Animais Fantásticos e Onde Habitam” será exibido no formato Imax de tela gigante. Os efeitos visuais, um elemento vital nesse tipo de filme, foram produzidos por várias empresas incluindo a Rodeo FX e a Double Negative.

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996