Os caminhos tortuosos da cocaína no Brasil

by Diário do Vale

A violência anda nas manchetes dos jornais atualmente. Em vários pontos do Brasil parece que o estado já perdeu o controle da situação. O problema é complexo e envolve a corrupção e o tráfico de drogas. Drogas como a cocaína, que é produzida nos países vizinhos e entra no Brasil através de fronteiras extensas e pouco vigiadas. Uma boa radiografia do problema está no livro “Cocaína – A rota caipira”, do jornalista Allan de Abreu, que saiu recentemente pela editora Record.

O livro revela os tortuosos meandros do narcotráfico em nosso país, e o modo como ele consegue envolver brasileiros de todos os níveis sociais e econômicos. Dos pobres aos ricos. E chega a corromper políticos e autoridades. Escrito como uma grande reportagem “A rota caipira” descreve as operações policiais contra o tráfico e a vida dos grandes traficantes. Histórias que parecem saídas do roteiro de um filme policial, mas que fazem parte do dia a dia da nossa nação.

O autor acha que a solução para o problema passaria por uma “vigilância mais profissional e mais estruturada” das nossas fronteiras. O que poderia criar sérios problemas para os traficantes. Além disso, a cooperação com as polícias dos países vizinhos é mínima, e esbarra na corrupção generalizada entre as autoridades latino americanas. Allan de Abreu acha que países como o Paraguai e a Bolívia não têm interesse em acabar com o tráfico porque suas economias se tornaram dependentes da droga.

Descriminalizar drogas menores, como a maconha, também não seria a solução, na opinião do autor. Ele lembra que o sistema de saúde pública do Brasil não está preparado para tratar da multidão de viciados que surgiria com o livre consumo da maconha. Atualmente o tratamento de drogados é feito por organizações não governamentais, muitas delas pouco sérias. E, enquanto nossas autoridades não encaram o problema de frente, nosso país se torna o paraíso para organizações criminosas nacionais e estrangeiras, como os carteis colombianos e até grupos mafiosos italianos.

Submundo: Os caminhos da droga no Brasil

Submundo: Os caminhos da droga no Brasil

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 15 de agosto de 2017, 06:55h - 06:55

Uma coisa que os esquerdistas parecem esquecer é que as drogas são catastróficas para a saúde humana. Ficam por aí repetindo bobagens de que a liberação acabaria com a violência e que as drogas permitidas como o cigarro e o álcool são mais maléficas que a maconha, mas nunca pararam para pensar nas consequências destas ideias. Drogas destroem vidas e os traficantes são inimigos da sociedade, são nossos terroristas e como tal devem ser combatidos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996