Os mistérios e a aventura da neurociência

by Diário do Vale

O cérebro humano já foi chamado de “hardware molhado”. Pesando poucas gramas e ocupando um espaço menor do que uma caixa de sapatos ele é mais poderoso do que qualquer computador existente atualmente. Ainda hoje o cérebro humano não sabe tudo o que devia saber sobre ele mesmo, mas progredimos muito, graças ao trabalho dos neurocirurgiões e dos neurocientistas.

“O duelo dos neurocirurgiões” é o mais recente lançamento da série científica da editora Zahar. Escrito pelo jornalista científico Sam Kean o livro mostra a história da neurociência. Aquele ramo da Medicina e da Fisiologia que tenta descobrir o que acontece dentro das nossas cabeças.

É uma história cheia de lances bizarros que daria um filme. Ela envolveu cientistas loucos, criminosos dementes, gênios indecisos e almas atormentadas. Keam explica como o nosso conhecimento sobre o cérebro foi crescendo à medida que os médicos investigavam casos bizarros. Pacientes dignos de um episódio do seriado do doutor House na televisão. Houve acidentados que desenvolveram membros fantasmas, pessoas que enxergavam com a língua, vírus comendo as memórias dos pacientes e cérebros de gêmeas siamesas em uma aparente comunhão.

A história começou no século XVI e continua nos dias de hoje. Quando os cientistas já conseguem fotografar os campos elétricos responsáveis pelas nossas emoções. Já sabemos mais ou menos como o cérebro funciona, mas não sabemos como ele cria aquilo que chamamos de consciência. Aquilo que o filósofo definiu como “penso, logo existo”.

Tentamos reproduzir o funcionamento do cérebro em nossos computadores. Mas ainda não criamos uma máquina capaz de pensar e ter consciência própria, como nossos cérebros. Há quem ache que isso é impossível. Mas a busca prossegue.

“O duelo dos neurocirurgiões” tem tradução de Maria Luiz A. Borges, 408 páginas e custa em torno dos R$ 70.

 História: A busca do cérebro pelo autoconhecimento


História: A busca do cérebro pelo autoconhecimento

 

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

 

You may also like

1 comment

ABRAHAM JASPER...( O EX: APOSENTADO), LIVRANDO-SE DO CLONE¹ 1 de novembro de 2016, 14:25h - 14:25

Ótima dica, irei comprá-lo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996