terça-feira, 30 de novembro de 2021 - 00:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Outubro Rosa: Fabiola Ito apresenta a exposição ‘Mulheres Incríveis’

Outubro Rosa: Fabiola Ito apresenta a exposição ‘Mulheres Incríveis’

Matéria publicada em 5 de outubro de 2021, 16:19 horas

 


Volta Redonda – Em alusão ao Outubro Rosa, a fotógrafa Fabiola Ito está apresentando mais uma edição da exposição ‘Mulheres Incríveis’, que reúne fotografias de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e pela mastectomia. O objetivo é criar uma mensagem de otimismo e superação, conscientizando a população a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas, podemos renovar nossa vida. Mas para estas mulheres incríveis as razões inesperadas trouxeram a necessidade, o desejo, o poder da transformação. Elas se metamorfosearam pelas mãos e olhos da fotógrafa Fabiola Ito que buscou inspiração na beleza, suavidade e força da cultura japonesa. Sempre pautada na superação e transformação, a fotógrafa narra como criou a campanha 2021.

– Comecei estudando o origami, a arte secular japonesa de dobrar o papel. Os origamistas não enxergam uma folha quadrada, mas sim a possibilidade de transformação. Assim como a vida, devemos sempre enxergar no desafio uma possibilidade de superação – diz a fotógrafa.

Usando tons coloridos e materiais como tecido, papel, jornal e borracha, a campanha Mulheres Incríveis Outubro Rosa 2021 traz uma proposta fashionista, com figurinos criados pela própria fotógrafa.

– Além da técnica de moulage, que é a montagem com tecidos no próprio corpo da modelo, estudei sobre os estilistas japoneses. Eles valorizam muito sua cultura, explorando formatos geométricos e assimétricos, criando peças que são verdadeiras obras de arte – explica Fabíola Ito.

Segundo a curadora da exposição, Carla Giovana Rolim, inspirada pelas belas histórias e pela cultura japonesa, Fabíola Ito cria a exposição Mulheres Incríveis 2021, mostrando que enxerga em cada mulher não apenas o corpo feminino, mas um ser se transformando, se reinventando e pronto para recomeçar.

– As dobras do papel, as cores vivas, a leveza dos tecidos e, sobretudo o olhar e o sorriso de cada modelo, nos lançam a uma contemplação pausada, com grandes intervalos sensíveis, de descoberta do incrível que pode desabrochar da simplicidade.

A exposição tem o apoio do Hospital Unimed Volta Redonda, Seleto Business Hotel e Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda.

O projeto ‘Mulheres Incríveis’

Cerca de 100 mulheres com histórico de câncer de mama já posaram para as lentes da fotógrafa Fabíola Ito, desde 2018, primeiro ano da exposição. Também em 2018, Fabíola escreveu um livro com o relato das retratadas sobre o período de tratamento, de aceitação e superação da doença. Agora, o livro será reeditado com novos depoimentos e lançado na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2022.

 

Serviço

Exposição Mulheres Incríveis Edição Outubro Rosa
Hospital Unimed Volta Redonda – De 04 a 15/10
Seleto Business Hotel – De 17 a 24/10
Espaço das Artes Zélia Arbex – De 25 a 30/10

Fotógrafa: Fabíola Ito
Coordenação: Kátia Salles
Curadoria: Carla Giovana Rolim
Maquiagem: Tamara Sampaio
Apoio: Dra Gisele Limonge


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document