Porto Real lança projeto em parceria com Iphan e Instituto Dagaz

by Diário do Vale
capa (1)

Condomínio Cultural: Projeto vai resgatar as raízes históricas de Porto Real (Fotos: Divulgação)

Um resgate de valores históricos imateriais, com foco na cultura italiana vai marcar o município de Porto Real nos próximos meses. Trata-se de uma parceria desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Dagaz, que resultou no projeto denominado Condomínio Cultural – Arte e Cidadania. O projeto possui ações compartilhadas, que oferecem à comunidade atividades nas áreas de cultura, educação e cidadania.
A presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, disse que o projeto vai resgatar as raízes históricas de Porto Real.
– O Condomínio Cultural é de grande valia para o resgate das raízes históricas do município. Estamos consolidando o projeto com base na construção de uma identidade cultural e também na agregação de valores que construíram a história de Porto Real. A cultura é um direito constitucional e nossa ideia é fortalecer esse laço. Estamos de portas abertas para esse trabalho espetacular – diz.
– Teremos um total de oito oficinas que serão realizadas na Sala de Cultura, nas escolas municipais e na Casa do Imigrante: culinária, teatro, dança, audiovisual, artesanato, história (patrimônio imaterial), literatura e violão. Em breve vamos divulgar as datas das inscrições. Nosso objetivo é estimular, incentivar o resgate histórico imaterial da cultura italiana, eternizando o conhecimento sobre o município – ressalta a coordenadora de Programas de Esporte e Lazer, Christian Junqueira.
O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, José Roberto, enfatizou que o projeto vai ampliar o acesso cultural.
– Temos como principal meta, promover e ampliar o acesso da população à cultura. Somos muito gratos ao Instituto Dagaz e ao Iphan. Essa parceria impulsiona pilares importantíssimos, que são a educação e a cultura. O Iphan e o Dagaz possuem experiência renomada, o que só favorece essa promoção cultural de extrema complexidade e importância – fala.
Segundo a prefeita Cida, esse projeto é um verdadeiro presente à população de Porto Real.
– Promover o acesso cultural é dar valor aos profissionais e talentos de Porto Real. Essa iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento do município nos mais diversos segmentos socioculturais – completa a prefeita Cida.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996