Rio – A Banda de Ipanema, um dos mais tradicionais blocos de rua do carnaval carioca, com 53 anos de existência, já realizou um ensaio na Praça General Osório, em Ipanema. E no próximo sábado, dia 11, a banda realiza seu desfile pré-carnavalesco pelas ruas do bairro da zona sul do Rio de Janeiro, voltando a sair no sábado (25) e na terça-feira (28) de Carnaval.
Este ano, a Banda de Ipanema fará uma homenagem especial aos 120 anos de Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho, 1897-1973), incluindo no repertório outras obras do compositor, além de Carinhoso, que os músicos da banda executam todo o ano quando o bloco passa em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz. Esta homenagem ocorre desde 1973, quando Pixinguinha morreu na igreja em pleno carnaval, durante um batizado no qual era padrinho, e a banda passava pelo local.
Apoiada e integrada por artistas e intelectuais desde sua fundação, a Banda de Ipanema também prestará homenagens no carnaval de 2017 a cinco personalidades cujos centenários são comemorados este ano. São eles o comunicador Abelardo Chacrinha Barbosa, o escritor Antonio Callado, a cantora Dalva de Oliveira, o maestro Severino Araújo e o jornalista João Saldanha.