Prefeitura de Resende promove palestra e evento em alusão ao ‘Dia da Consciência Negra’

by Diário do Vale

Resende – A prefeitura de Resende, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, promove neste mês de novembro eventos alusivos ao “Dia da Consciência Negra”. A programação prevê atividades no Espaço Z e no Resende Shopping.
As homenagens terão início nesta quarta-feira, dia 13, às 19h, com a palestra “Lutas: Resistência Negra e Atualidades”, com debates ministrados por Marcelo Dias. A ação acontece em conjunto com a “Exposição da Beleza Negra”, que ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro, de 9h às 17h, no Espaço Z.
No dia 24 de novembro, haverá um desfile para valorizar a beleza das mulheres negras com todas as faixas etárias, na praça de alimentação do Resende Shopping, às 18h.
A programação busca promover a reflexão sobre a posição do negro na sociedade brasileira nos dias de hoje. O objetivo é contribuir para a superação do preconceito e discriminação racial.
– Os eventos em razão da consciência negra são fundamentais para questionar a cultura de preconceito e discriminação gerada pós escravidão e que permanecem nas estruturas sociais até os dias atuais. A ideia é debater para superar a discriminação, esclarecer alguns equívocos históricos e valorizar a cultura afro brasileira – ressaltou a diretora de Direitos Humanos da prefeitura, Emanuele Dalpra.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Programação:

Dia 13 – Espaço Z, 19h – Palestra com o Dr Marcelo Dias, “Lutas: Resistência Negra e Atualidades”

Entre os dias 14 e 30 – Espaço Z, 9h às 17h – Exposição “Escravidão e Resistência Negra”

Dia 24 – Resende Shopping, 18h – Desfile da Beleza Negra

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996