Prefeitura de Resende realiza reuniões setoriais para dar segmento ao Plano Municipal de Cultura

by Diário do Vale
Encontros: Reuniões acontecerão na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (Foto: Divulgação)

Encontros: Reuniões acontecerão na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (Foto: Divulgação)

Resende – Com o objetivo de dar continuidade ao processo de construção do Plano Municipal de Cultura de Resende, a Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), inicia um calendário de Reuniões Setoriais. Os encontros visam debater com cada segmento artístico citado nas propostas já existentes no documento base, bem como a elaboração de metas específicas para os respectivos setores.

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino, a necessidade de realizar as reuniões foi detectada durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada em novembro do ano passado.

– Chegamos à conclusão de que o plano ainda não estava pronto. Para ampliar as perspectivas de discussão, construir um documento mais maduro e inserir o poder legislativo no diálogo, resolvemos promover as Reuniões Setoriais, além de dois encontros com a comunidade e uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para onde o projeto será encaminhado para aprovação ao final do processo – justificou Ângelo.

Ainda segundo o presidente, a partir dessas reuniões serão definidas as prioridades para a gestão pública das linguagens artísticas em Resende nos próximos 10 anos, validando as propostas que constarão no Plano Municipal de Cultura.

– Os colegiados setoriais têm o papel fundamental de orientar e respaldar decisões políticas voltadas para cada área cultural, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelos órgãos do governo – explicou, ressaltando que o plano também representa um elemento obrigatório na participação do município no Sistema Nacional de Cultura, que Resende aderiu em 2011.

Serão realizadas sete reuniões, que acontecerão na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, sempre às terças-feiras, às 19h. Nos três primeiros encontros, direcionados aos setores de Audiovisual e Novas Tecnologias, Artes Cênicas e Artes Literárias, além das discussões e definições de propostas, serão realizadas eleições dos novos Conselheiros de Cultura para o triênio 2016-2019, os quais representarão esses três segmentos.

Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura é um processo de construção coletiva, que envolve governantes, agentes públicos e sociais, a comunidade artístico-cultural e a sociedade em geral. A consulta pública é a instância de participação e validação de ideias e informações necessárias para a conclusão da redação final do plano, que pretende traçar um panorama da cultura na cidade e estabelecer um conjunto de ações a serem tomadas na área durante os próximos dez anos.

Qualquer cidadão resendense pode dar sua opinião e fazer sugestões ou críticas ao texto base “Diretrizes e Propostas para a Construção do Plano Municipal de Cultura (2016 – 2025)”, que é uma prévia do PMC e encontra-se no site da Prefeitura, no endereço eletrônico (www.resende.rj.gov.br/fundacao-casa-da-cultura-macedo-miranda/mais/). As considerações e sugestões deverão ser enviadas para o e-mail ([email protected]). A consulta pública seguirá aberta durante todo o processo de elaboração do plano. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3354-6933 ou 3360-6282, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Cronograma de Reuniões Setoriais

Dia 23/02 – Reunião com artistas e produtores da área de Audiovisual e Novas Tecnologias
Dia 01/03 – Reunião com artistas e produtores da área de Artes Cênicas
Dia 08/03 – Reunião com artistas e produtores da área de Artes Literárias
Dia 15/03 – Reunião com artistas e produtores da área de Música
Dia 22/03 – Reunião com artistas e produtores da área de Artes Plásticas
Dia 29/03 – Reunião com artistas e produtores da área de Cultura Popular
Dia 05/04 – Reunião com artistas e produtores da área de Dança

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996