Professor e historiador de Volta Redonda lança o livro ‘Oitocentos no plural’

by Diário do Vale

Volta Redonda – Uma obra que consegue ressaltar questões do século XIX em oitenta e quatro páginas. Assim é ‘Oitocentos no plural – História e Literatura nos tempos machadianos (1838 – 1989)’, de Djalma Augusto dos Santos Mello, membro da Academia Volta-redondense de Letras.

Com venda de exemplares apenas pela internet, o livro foi publicado pela RH Soluções Artísticas e traz detalhes de uma pesquisa que durou quatro anos, tendo como figura principal Machado de Assis, expondo uma gama de detalhes quanto o comportamento social de um século que tem alguns vestígios vistos na atualidade.

Guto Mello, como é conhecido pelo meio artístico e cultural da região, afirma que sua inspiração está pautada nas obras cheias de verossimilhanças de Machado de Assis, em um período onde a intelectualidade e a cultura vivem sob forte influência do Renascimento Francês no século oitocentista e que, ainda na contemporaneidade, apresenta questões sociais parecidas.

– No ano de 1872 quando aconteceu o primeiro senso no Brasil, o número de analfabetos girava em torno de 84%. Machado de Assis via com frustração a venda de livros no Rio de janeiro e em todo o país. Hoje no Brasil, nos deparamos com analfabetismo funcional, ou seja, lê, mas não entende devido a pouca leitura dos brasileiros –  explica.

Do autor para a Literatura

Questionado sobre como vê o conteúdo de sua obra, Guto esclarece que as páginas do livro têm o objetivo de despertar o interesse pela História no leitor.

– O livro tem um conteúdo plural, o que fez pensar em um público que tenha interesse em uma obra com História da Literatura Luso-brasileira,  escravidão e autores que forjaram a nossa História e Literatura ao longo do século XIX – detalha.

Ele ainda explica que ‘Oitocentos no plural’ é apenas a primeira obra de suas pesquisas, tendo uma segunda já em produção, para ser publicada em breve. “Já estou trabalhando em um novo livro cujo o recorte histórico secular será novamente o século XIX sobre cultura. Nessa obra darei maior ênfase na História da Arte com a missão francesa que foi ciceroneada por D. João VI, fotografia, leitura, leitores e livrarias ao longo do oitocentos. O século XIX foi o divisor de águas entre o Brasil arcaico e colonial e a sua independência intelectual e cultural de uma forma paulatina que se concretizou na Semana da Arte Moderna em 1922.”, declara o escritor, comemorando o sucesso de sua nova empreitada.

Serviço

Livro: Oitocentos no plural – História e literatura nos tempos Machadianos (1838 – 1889)

Autor: Djalma Augusto dos Santos Mello

Páginas: 84

Editora: RH Soluções Artisticas

Valor do exemplar: R$ 35

Contato: A obra já está à venda pela rede social do autor @professor.mello e da editora @rhsolucoesartisticas

 

Guto esclarece que as páginas do livro têm o objetivo de despertar o interesse pela História no leitor (Foto: Divulgação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996