Programa de Artesanato comemora os números do primeiro bimestre

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Muitas pessoas costumam dizer que o ano só começa depois do carnaval. Mas os números do Programa de Artesanato Estadual mostram o contrário. Nos dois primeiros meses do ano a ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo, atendeu profissionais de oito municípios, sendo quatro deles para cadastrar os artífices locais e da região e outros quatro para entregar a Carteira Nacional do Artesão às pessoas já inscritas.

Nesse primeiro bimestre de 2018, mais de 700 artesãos foram cadastrados. Volta Redonda, localizada na região turística do Vale do Café, foi a primeira cidade do ano a ser atendida pela ação da Setur-RJ. Pinheiral, na mesma região, também foi atendido. Em seguida foi Belford Roxo, na Baixada Verde, e Itaboraí, em Caminhos da Mata.

Segundo o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o cadastramento tem como objetivo traçar o perfil do artesão fluminense, para que o Governo trabalhe de maneira mais eficaz para atender a classe.

– O artesanato está diretamente ligado à função turística e isso gera desenvolvimento econômico local. Cada região turística tem suas características e os trabalhos produzidos retratam isso ao apresentarem um pouco da cultura dos municípios. Após o diagnóstico do cadastramento, podemos trabalhar da melhor forma para o crescimento do setor turístico e, consequentemente do artesanato, que é um dos produtos atrativos ao turista – destacou o secretário.

Ação: Artesãos de Volta Redonda já participaram do cadastro (Foto: Divulgação)

Ação: Artesãos de Volta Redonda já participaram do cadastro (Foto: Divulgação)

Após o cadastramento no Programa, o artífice recebe a Carteira Nacional do Artesão, documento do Governo Federal que reconhece o artesanato como profissional. No primeiro bimestre mais de trezentas carteiras foram entregues em quatro cidades, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu, na Costa do Sol; Japeri, na Baixada Verde e Piraí, no Vale do Café.

De acordo com a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa, Nea Mariozz, a estimativa é atender, neste ano, mais artesãos que em 2017.

– No ano passado entregamos mais de quatro mil carteiras. Começamos 2018 com mais de dez mil cadastrados, nossa meta agora é superar a meta de vinte mil artesãos cadastrados e com o seu documento de identificação profissional em mãos – destacou Nea.

A próxima oportunidade de cadastro será na capital carioca, mas artesãos de todo o Estado poderão participar. A ação acontecerá durante a 12ª Rio Artes Manuais. Serão 350 vagas por dia, de 22 a 24 de março. Os interessados devem realizar o pré-cadastro no site do programa (www.programadeartesanato.rj.gov.br) para garantir a sua vaga.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996