Projeto ‘Capoeira é História e Educa’ realiza batizado neste domingo, em Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia – Ainda falando em Itatiaia, acontece neste domingo (21), a partir das 9h, no Ginásio Jarbas José dos Santos, a cerimônia de batizado do projeto “Capoeira é História e Educa”. No total, 85 alunos receberão a primeira corda no evento, que é aberto a comunidade e tem entrada gratuita.

Na abertura da cerimônia será feito o primeiro campeonato interno do projeto que tem o objetivo de formar cidadãos e proporcionar integração entre os moradores de diferentes bairros da cidade.

Considerado um momento honroso para o capoeirista, o batizado consiste em uma roda de capoeira solene e festiva, na qual alunos novos recebem a primeira corda e os demais podem passar para graduações maiores, com cordas de cores diferentes.

De acordo com o professor do projeto, mestre Rogério Leite, o Coronel, esse é o momento mais esperado pelos alunos que treinaram cerca de oito meses para alcançar a graduação de iniciantes e receberem a corda branca com ponta amarela.

– Atualmente, temos 125 alunos que praticam em quatro polos na cidade, porém, alguns entraram recentemente e por isso apenas 85 irão participar do batizado, inclusive, os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Toda arte tem sua graduação e na capoeira ela é representada pela corda. Esse será o primeiro batizado do projeto, então, todos receberão a corda branca com ponta amarela, de iniciantes, e a partir daí continuarão como alunos efetivos em busca de outras cordas – explica o mestre Coronel.

Segundo o Assessor Técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Alex Gomes da Silva, um dos diferenciais do projeto é a inclusão da Apae de Itatiaia na atividade.

– A capoeira veio para diversificar as modalidades esportivas oferecidas pela secretaria e ter a presença dos alunos da Apae é algo muito especial, pois para eles cada movimento realizado é uma vitória. É o primeiro batizado do projeto e será um momento importante não só para os alunos, mas para a família também que estará junto no dia – comenta Alex.

Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com base nas pesquisas desenvolvidas durante a fase de inventário nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em novembro de 2014, a Roda recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciencia e Cultura).

O Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos fica anexo ao Colégio Reinaldo Maia Souto, na Avenida dos Expedicionários, s/nº, Centro.

‘Capoeira é História e Educa’: No total, 85 alunos receberão a primeira corda (Foto: Divulgação)

‘Capoeira é História e Educa’: No total, 85 alunos receberão a primeira corda (Foto: Divulgação)

Projeto

Atualmente, 125 alunos participam da prática que acontece nos polos da Vila Esperança, Vila Odete, Campo Alegre, Apae e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As inscrições para novos alunos podem ser feitas durante a aula ou na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Podem participar meninos e meninas entre cinco e 17 anos e no ato da inscrição é preciso levar cópia do RG, cópia do comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica situada na Rua Dona Apolinária, nº 380, Centro, anexo ao Estádio Municipal.

You may also like

1 comment

Tolerância zero 24 de janeiro de 2018, 11:41h - 11:41

Não dou valor algum pra capoeira. Isso não é considerado dança, nem esporte, nem luta e nem porcaria alguma. Pessoas pulando ao som irritante de um instrumento de uma corda só. Que cultura hein !!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996