>
domingo, 22 de maio de 2022 - 16:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Projeto colaborativo de compartilhamento de livros chega à Câmara Municipal de Itatiaia

Projeto colaborativo de compartilhamento de livros chega à Câmara Municipal de Itatiaia

Matéria publicada em 31 de outubro de 2017, 18:21 horas

 


Itatiaia – A prefeitura de Itatiaia, por meio da assessoria especial de Cultura, iniciou há um mês o “Moitará” e, diante do sucesso dos primeiros pontos do projeto, a estrutura será instalada nesta quarta-feira, dia 1º, na Câmara Municipal.

O projeto é colaborativo e consiste no compartilhamento de livros sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas. Moitará é uma palavra indígena que significa troca/escambo e os livros ficam em estruturas que tem o formato de casa. Desde setembro as unidades estão localizadas na Casa da Cultura e na Biblioteca Municipal.

Na última semana, uma munícipe que se encantou com a iniciativa fez uma doação de cerca de 50 livros que serão distribuídos entre os três pontos de troca.

De acordo com o assessor especial de Cultura, Rafael Fioratto, mesmo com pouco tempo, o projeto tem alcançado o intuito de incentivar a leitura, fomentar a troca de livros e permitir um movimento literário pela cidade.

– Como não necessita de nenhum cadastro, nem sempre vemos quem pega o livro, mas já presenciamos pessoas que abraçaram o livro de tanta felicidade, pois não estava encontrando mais aquela edição. A maioria do acervo é da literatura brasileira, mas já recebemos volumes estrangeiros, revistas, gibis e até filmes derivados das obras literárias. A Câmara solicitou uma casinha que será entregue hoje e mesmo o projeto sendo novo já vemos resultados, mas acreditamos que em breve todos estarão familiarizados com a ideia de compartilhamento – disse.

A equipe da Casa da Cultura já estuda a possibilidade de expandir o “Moitará” para a Rodoviária Municipal e os bairros Vila Flórida, Penedo, Maromba e Maringá para reforçar a ideia de livros que “voem” de leitor em leitor.

‘Moitará’: Projeto tem alcançado o intuito de incentivar a leitura, fomentar a troca de livros e permitir um movimento literário pela cidade (Foto: Divulgação)

‘Moitará’: Projeto tem alcançado o intuito de incentivar a leitura, fomentar a troca de livros e permitir um movimento literário pela cidade (Foto: Divulgação)

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document