sexta-feira, 16 de abril de 2021 - 20:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Projeto ‘Cozinha dos Quilombos’ ganha formato online

Projeto ‘Cozinha dos Quilombos’ ganha formato online

Matéria publicada em 26 de março de 2021, 16:59 horas

 


Volta Redonda – O livro ‘A Cozinha dos Quilombos: Sabores, Território e Memórias’  é uma edição do Instituto Dagaz e teve como idealizadora a Produtora Cultural Márcia Fernandes, é conhecido internacionalmente  foi certificado como Ponto de Memória do Brasil, ganhou uma versão mais incrementada com novas receitas.

O Livro é o resultado do mapeamento de 29 comunidades remanescentes quilombolas do estado do Rio, traz receitas típicas carregadas de temperos e memórias além de relatos de vidas, histórias, conquistas e lutas dos mestres, matriarcas e patriarcas dessas comunidades.

O Site é o desdobramento do livro, com o foco de manter viva as nossas tradições e ancestralidades, costumes e salvaguarda de nossa história e da construção de nossas raízes, culinária como patrimônio imaterial e reforça a cultura alimentar onde a forma de plantar, cultivo da terra e o alimento  é uma forma de alimentar o corpo e alma.

O projeto ‘A Cozinha dos Quilombos Online’ foi contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei Aldir Blanc, é atualização e manutenção do site do Projeto “A Cozinha dos Quilombos” bilíngue (português e Inglês), traz inserção de novos videos e a inclusão do documentário produzido pelo Edital Cultura Presente nas Redes – Culinária Ancestral legendado.

“Nessa versão contei com a participação de chefs renomados, compartilhando suas receitas comigo, em novembro fui convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Daniele Barros, para participar da A Settimana della Cucina Italiana nel , segundo o Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, a V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo tem a finalidade de valorizar e levar ao conhecimento dos inúmeros apreciadores da gastronomia italiana no Brasil o riquíssimo e inesgotável patrimônio enogastronômico da Itália. Estive ao lado do chefe Luciano Boseggia, que comandou durante um tempo a rede Fasano, preparando um Risoto de Aborbora com charque, essa receita esta no site.

Além da receita do Risoto de Abobora com Charque, vocês poderão acessar as receitas dos Chefs Guga Rocha que além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Nasceu numa família alagoana em meio as panelas de sua avó paterna como Farnel e  de Marcelo Reis, Chef de cozinha, nascido em Itabuna-BA, formou-se em gastronomia e se especializou na cozinha afro-brasileira e Africana. Em 2009 criou o Projeto Saberes e Sabores, onde trabalha com a preservação da cultura negra através da gastronomia que em Campinas é uma referências na culinária afro-brasileira, levando, não apenas os sabores, mas também o saberes de um povo que tem, através da culinária, uma história de resistência cultural e religiosa  no site o prato assinado pelo chef é Xinxim de Galinha.”  Resume Márcia Fernandes, o que vamos encontrar no site.

Na forma pedagógica consideramos o projeto uma ferramenta importantíssima para conhecimento da composição de novo povo; conhecimento de nossas tradições alimentar; difundir nossa cultura e em cumprimento a Lei 10.639 : estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document